O  interesse pela Fisioterapia surgiu quando seus avós precisaram de tratamento, oportunidade em que percebeu como esse conhecimento profissional pode  beneficiar as pessoas que necessitam de cuidados.

Formada desde o final do ano passado (2018), a fisioterapeuta Mirella Vittig foi aprovada para cursar o aprimoramento em Fisioterapia Cardiorrespiratória no Instituto do Coração (InCor), considerado referência no Brasil.

Durante o processo seletivo, composto por duas fases, Mirella teve seus conhecimentos postos à prova. “A primeira (fase) se tratava de uma prova de múltipla escolha, com 50 questões, das quais  acertei 41. A segunda foi uma prova oral sobre diversos conteúdos relacionados à teoria e prática em Fisioterapia Cardiorrespiratória”, comenta a profissional. Ainda segundo Mirella, seu ótimo desempenho se deu por todo o preparo oferecido pelos docentes da Unisanta, ‘em especial a professora Flavia,  que ministra aulas de Cardiologia e Pneumologia’.

A aprovação veio no dia 27 de dezembro de 2018 e as aulas foram iniciadas neste semestre. Durante o curso, Mirella participa de aulas teóricas, seminários e discussões. Nas aulas práticas, sob supervisão, presta atendimento fisioterapêutico a pacientes cardiopatas – pessoas que nascem ou desenvolvem,  ao longo da vida, alteração na estrutura do coração e grandes vasos sanguíneos – e pneumopatas – pacientes que tem alguma doença nos pulmões – de todas as idades.

“Presto atendimento fisioterapêutico tanto em UTI como enfermaria. Atendemos pacientes com diversas condições como por exemplo Cardiopatias Congênitas, pacientes que sofreram infarto agudo do miocárdio (IAM), Pré e pós-operatório de cirurgias cardíacas e pulmonares em geral, incluindo transplante cardíaco e pulmonar, entre diversas outras”, explica Mirella.

Escolha particular

A Fisioterapia surgiu na vida da ex-aluna no momento em que seus avós precisaram de recuperação e assim, percebeu todas as coisas positivas que a profissão pode proporcionar. “Comecei a pesquisar mais sobre a profissão e me apaixonei. Eu acho incrível o poder que a Fisioterapia tem de melhorar a vida dos pacientes em diversos aspectos”, ressalta a profissional.

Na hora de escolher um ofício, Mirella não teve dúvidas e prestou vestibular para Fisioterapia na Unisanta. No período universitário, foi atrás de diversas oportunidades para se aprimorar e continuar os estudos, pois estágios lhe garantiam descontos na instituição.

Sua primeira oportunidade veio como Monitora de Anatomia. Após passar na prova, exerceu o cargo durante o segundo ano de curso. Em seguida, saiu da monitoria e conseguiu bolsa por seu bom desempenho acadêmico. “ No quarto e quinto ano fui monitora de Cardiologia e Pneumologia, o que.  além de ter ajudado meu pai pagar a faculdade devido o desconto, também me fez estudar muito e aprender demais, já que quando você ensina, você aprende”, destaca Mirella.

As experiências profissionais da fisioterapeuta no período universitário, incluem estágios de Saúde da Mulher e Prótese e Ortese. Estágios em Neuro Adulto, Neuro infantil, UTI, Enfermaria e Aparelho Locomotor. Ficou dois meses em cada setor. Todos os estágios em que passou foram supervisados por docentes do curso.

Para Mirella,  a Unisanta é diferenciada em diversos sentidos. Além de ter um corpo docente selecionado e qualificado, ajuda o estudante a realizar o sonho de se formar. “ Eu sempre costumo falar que a Unisanta sempre oferece bastante oportunidades para as pessoas que não têm condições de arcar com todos os custos da graduação, como foi o meu caso”, ressalta.

Os docentes que marcaram sua vida acadêmica foram Flávia Caseri e Renata Banjai e.  segundo a fisioterapeuta, são pessoas que a ‘inspiram muito a ser uma profissional melhor’.

Para o futuro, Mirella pretende trabalhar na área hospitalar e seguir a carreira acadêmica, Terminando sua pós-graduação, prosseguirá com o mestrado e, se tiver, oportunidade, pretende lecionar.