O recorde paulista foi nos 200m livre

Manhã dourada e com quebra de recordes para o nadador da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Felipe Ribeiro, em sua participação inicial no Campeonato Paulista Juvenil de Inverno, que teve início neste sábado (24) e termina no domingo, na piscina olímpica da Unisanta.

Por volta das 11h, em sua segunda prova, Felipe bateu o recorde paulista e de campeonato nos 200m livre, com 1m52s44, garantindo sua segunda medalha de ouro na competição. O recorde paulista anterior (1m53s53) era de Victor Furtado, do Corinthians (2013), e o recorde de campeonato era de Diego Stelzer, também do Corinthians, com o tempo de (1m54s47), feito em 2012.

Apesar do frio e da chuva, a piscina da Unisanta proporcionou ótimos resultados técnicos : nas 24 provas tivemos 11 quebras de recordes, sendo quatro paulistas e os demais, de campeonato, observou Marcelo Teixeira, presidente da Associação Santa Cecília Esportes e pró-reitor da Unisanta.

Participam do campeonato 44 clubes. Entre elas, o Pinheiros, o Corinthians e o SESI.

Revelação – Faltaram apenas 39 centésimos para Felipe Ribeiro igualar o recorde paulista de Cesar Cielo nos 50m livre, categoria Juvenil II, na primeira prova em que nadou nesta manhã de sábado. Felipe Ribeiro bateu o recorde de campeonato, com o tempo de 23s68, levando a medalha de ouro. O recorde anterior era de João Vitor Faccioti, do Pinheiros (23s89),conquistado em 2012. Já o recorde paulista é de Cielo, feito em 2003, na marca dos 23s29.

“Estou feliz com a minha primeira prova do dia, já batendo o recorde de campeonato nos 50m livre. Queria não ter respirado por duas vezes, o que me colocaria num tempo ainda melhor, mas tenho outras provas pela frente e quero bater mais recordes”, disse Ribeiro. Ele revelou gostar de nadar em casa, por conhecer bem a piscina e poder contar com a energia positiva de todos.

Neste sábado, Ribeiro volta à piscina por volta das 18h para a prova dos 100m borboleta. No domingo, ele encerra a participação no Paulista nadando nos 100m livre, às 8h57.

Para o técnico Márcio Latuf, os resultados obtidos por Felipe demonstram sua dedicação e habilidade. O jovem de 16 anos, que começou a nadar devido a problemas de bronquite, é considerado promessa para as Olimpíadas de 2016.
“O excelente resultado de Felipe nesse Campeonato Paulista já era esperado. Estamos trabalhando para os próximos desafios: o Campeonato Brasileiro (Recife), o Mundial Júnior (Israel), o Brasileiro Absoluto/Troféu José Finkel, o Paulista e o Brasileiro de Verão, além do Open. Ainda vamos ouvir falar muito do Felipe Ribeiro”, disse Latuf.

Marcelo Teixeira  ressaltou o trabalho da equipe multidisciplinar da natação nas diversas categorias do esporte desenvolvido na Universidade:

“Essa é uma idade em que não se deve exigir tanto, pois os atletas estão em fase de formação com vistas às vitórias no futuro. Queremos massificar o trabalho de base, revelar novos talentos e investir nos nadadores da elite, dando ênfase ao nosso projeto olímpico. Nomes como o de Poliana Okimoto, forte candidata ao título de campeã do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas, Matheus Santana e tantos outros representam com orgulho as cores da Unisanta e do Brasil”.

Maratona Aquática – Não é só nas piscinas que Ribeiro vem chamando a atenção. Em agosto, ele participa de seu primeiro campeonato mundial em maratona aquática. A competição acontece em Israel, na distância de 5 km e contará com uma preparação em altitude, de três semanas, no México.

Sua experiência internacional anterior aconteceu em piscina, no Mundial Júnior, realizado em Dubai, no ano passado. Na oportunidade, Ribeiro se destacou como o melhor nadador na sua faixa etária e ajudou a seleção Brasileira a ficar entre as cinco melhores equipes no revezamento 4x100m livre.

“Meu foco é a piscina, mas o mundial de maratona aquática é importante para dar experiência, pois estarei lado a lado com atletas internacionais de ponta”, acrescentou o atleta.