Por meio do Capítulo Estudantil da Sociedade de Engenharia de Petróleo, os estudantes se reúnem uma vez por semana em grupos de estudos e aulas de reforço para quem necessita. Eles trabalham como uma empresa júnior, sem fins lucrativos.

img_6830Contra a crise, nada melhor do que aprofundar estudos em sua área e se aproximar de pessoas experientes. A esta receita, alunos de Engenharia de Petróleo da Universidade Santa Cecília (Unisanta) acrescentam mais um recurso: um grupo de estudos que se reúne semanalmente para pesquisas, troca de ideias, informações sobre estágios e ajuda aos colegas que necessitam, com aulas de reforço em Inglês e Português.

O grupo funciona como uma empresa júnior sem fins lucrativos, pois os alunos exercitam várias atividades como: administração, tesouraria, projetos acadêmicos, trabalhos sociais e organização de eventos, explica Max William Rocha Tocantins.

Max William (presidente), Rodrigo Ruschel (fundador e conselheiro) e Laís Cecato são alguns desses alunos pró-ativos que integram o Capítulo Estudantil da Unisanta, ligado à Sociedade de Engenheiros de Petróleo. Além de todo os trabalhos acadêmicos e voluntários, eles organizaram na Unisanta a 1ª Oil Week, em outubro.

Para abrir a 1ª Oil Week e a 10ª Semana de Engenharia da Universidade, os acadêmicos de Engenharia de Petróleo trouxeram importantes nomes da área. Entre eles, Antônio Carlos Capeleiro Pinto, presidente da Sociedade de Engenheiros de Petróleo (SPE Brasil), Consultor Sênior da Petrobras no E&P – Águas Ultra-Profundas, que apresentou uma Visão Geral sobre o Desenvolvimento da Camada Pré-Sal.

O Caderno Indústria do Jornal A Tribuna, na página E-2, mencionou o trabalho do Capítulo Estudantil da Sociedade de Engenharia de Petróleo – Unisanta e o apoio que a 1ª Oil Week tem de entidades como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). O evento teve palestras, minicursos e mesa-redonda ministrados por renomados profissionais que atuam em grandes empresas do Polo Industrial de Cubatão e do exterior, como Unipar, Carbocloro e Petrobras.

Motivação
img_6814O contato com profissionais que estão na ativa é sempre benéfico, avaliam os membros do Capítulo Estudantil da Sociedade de Engenharia de Petróleo – Unisanta. “Principalmente em tempos de crise. Depois da Semana de Engenharia e do encontro com profissionais renomados, os alunos ficaram mais motivados a permanecer na área de Engenharia de Petróleo, pois sabem que a crise é eventual. Compartilhar experiências é muito importante”, avalia Max William.

Os Capítulos Estudantis também participam das competições mundiais Petrobowl, organizadas e administradas pela SPE- Society of Petroleum Enginners [Sociedade dos Engenheiros de Petróleo], que ocorrem todo ano dentro da ATCE – Annual Techinal Conference and Exhibition, evento da SPE.

A competição é em formato de quiz (perguntas e respostas) e na língua inglesa, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos estudantes em prospecção, perfuração e produção de óleo e gás.

A SPE estimula a criação de grupos de caráter acadêmico-estudantil, chamados de Capítulos Estudantis, dentro de universidades no mundo inteiro.