O projeto visa aplicar os conceitos de mecânica com a parte da plataforma Arduíno e a programação.

Os alunos do curso de Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília (Unisanta) participaram por mais um semestre de uma competição interna de desenvolvimento de manipuladores mecânicos (braços robóticos). A prova foi realizada na última sexta-feira (19) é refere-se à disciplina Tópicos de Mecânica, sob a coordenação do professor João Batista do Amaral Junior.

O Braço Robótico envolve a parte de estrutura e a parte de software. Segundo o professor João Batista do Amaral, o software é aliado com a placa Arduíno e os estudantes têm a liberdade de fazer os diversos tipos de acionamento. “O projeto visa os conceitos de mecânica, que seria a estrutura do braço em si com a parte da Arduíno e a programação. Os alunos têm liberdade para construir esse protótipo e o desafio seria empilhar os três blocos em um campo determinado e desempilhar, fazendo tanto o modo automático quanto o mecânico”, explicou.

Tendo por base os conhecimentos básicos de mecânica e eletrônica com computação adquiridos no curso e na disciplina, a partir de uma especificação mínima inicial, os estudantes devem ser capazes de projetar um braço robótico que deve se movimentar, segurar e transportar, manualmente e de forma automática (através de um software), três blocos em distâncias previamente fornecidas.

“Esse projeto envolve a parte de cálculo da estrutura, onde você tem os conceitos de mecânica geral, e a parte de resistência dos materiais, aliando-se com a parte de computação e de eletrônica, que eles já têm na bagagem. Esse projeto é construído nas instalações da universidade, nos laboratórios onde temos os apoios das máquinas e a parte dos laboratórios de computação. Alinham-se os laboratórios e tem como finalização esse projeto que vem evoluindo de ano para ano”.

Sobre a disciplina – Parte integrante do curso de Engenharia de Computação, a disciplina Tópicos de Mecânica, oferecida a partir do terceiro semestre do curso, objetiva oferecer aos alunos os conhecimentos básicos na área de mecânica, proporcionando noções práticas de movimento, força e transformações de energia em energia mecânica, entre outros tópicos.

Veja a matéria do site do curso de Engenharia da Computação.