Os palestrantes foram alunos da Unisanta. À noite, a Semana Ceciliana de Comunicação recebe o publicitário, vencedor do Grand Prix em Cannes, Felipe Ribeiro e a Diretora do Programa Saia Justa, do canal GNT, Patrícia Rubano.

A Semana Ceciliana de Comunicação começou na manhã desta segunda-feira, 24/9, com duas palestras para os alunos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo.

Abordando o uso do Marketing de Guerrilha (uma estratégia pouco convencional, que visa criar uma experiência memorável no consumidor) na publicidade, a docente do curso a Distância em Marketing Digital e publicitária, Marcela Oliveira deu como exemplo a peça publicitária de uma empresa de exames médicos de Santos em que atinge a concorrência.

Na peça, era mostrado uma imagem com duas escovas de dentes, cada uma com uma cor. Uma da própria empresa,  que remetia à sua cor e em perfeito estado, e outra,  remetendo à concorrente, em um estado precário. “Marketing de Guerrilha é isso, a utilização da publicidade e Propaganda para atacar a concorrência”, comenta Marcela.

A publicitária também explicou durante sua palestra com o tema “Mídias Sociais na Publicidade”, a diferença entre redes sociais e mídias sociais. “A primeira é um local onde a pessoa se relaciona com outros, formando grupos distintos ou não, mas que formam uma rede de relacionamento. Já a outra  é onde são postadas informações sem ter relacionamento direto com nenhum indivíduo. Mas não tem como uma rede social não ser uma mídia social. ”

Marcela comentou sobre as publicidades colocadas no Instagram e no Facebook, visando a procura do público-alvo da marca. Ela é analista de redes sociais da Universidade Santa Cecília, responsável pela implantação de mídias sociais na instituição. Possui sete anos de experiência em marketing digital, atuando com clientes de diversas áreas.

Já os alunos de Jornalismo, participaram de uma conversa e oficina realizadas pela docente do curso e jornalista, Jamile Guimarães. A profissional contou sobre o dia a dia do Espaço Unisanta, um programa dirigido por ela, que produz diversas matérias sobre temas variados, feitas pelos acadêmicos do curso. Explicou também, os tipos de atividades desenvolvidas dentro do programa, como produtor, repórter, editor, entre outras.

Jornalista há 22 anos, Jamile trabalhou como repórter, apresentadora, editora de texto, produtora, repórter, apresentadora, editora de texto na TV Tribuna e outras afiliadas da TV Globo.

Saia Justa

Nesta segunda à noite, haverá duas palestras. Para os alunos de Jornalismo, será com a diretora e jornalista Patrícia Rubano, às 19h, no Consistório do Bloco M. Atualmente, Patrícia, dirige o programa Saia Justa no GNT, já trabalhou como diretora de diversos programas do canal GNT e Warner Channel.

Vencedor do Grande Prêmio de Cannes

E os acadêmicos de Publicidade e Propaganda receberão o ex-aluno e vencedor do GRAN PRIX de Publicidade em Cannes 2018 – Felipe Ribeiro. Ele virá acompanhado de outro publicitário premiado, Diego Limberti, da Agência Wieden+Kennedy, em São Paulo. A palestra começará às 19h30, no auditório do Bloco E.

Na terça-feira (25/9), o Prof. Ms. Aristides Brito Jr conversará com os alunos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo sobre “Comunicação Integrada. Tudo junto e misturado”, às 9h, na sala 518 – Bloco M.  E à noite será a vez do jornalista Márcio Tadeu conversar com os alunos, sobre “Jornalistas e Publicitários no audiovisual brasileiro: criação e conteúdo”, às 19h, no Anfiteatro – 4º andar do Bloco D.