A engenheira Alexandra Franciscatto P. Sampaio, integrante da equipe do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) representará a instituição neste sábado, dia 14 de julho, no Seminário Participação Cidadã, do Fórum da Cidadania, a ser realizado das 10h às 17h, no Sesc-Santos.
A docente participará do painel de debates, às 10h30 e falará sobre as atividades desenvolvidas no projeto Ecomanage – Sistema Integrado de Gerenciamento Ecológico de Zonas Costeiras (Integrated Ecological Coastal Zone Management). A UNISANTA é a única universidade particular brasileira a participar do consórcio de pesquisa internacional financiado pela União Européia. O programa desenvolve estudos no Brasil, Chile, Argentina, Itália, Portugal e Holanda. Na Baixada Santista, o Ecomanage dará ferramentas virtuais para o desenvolvimento da região, visando à utilização correta do estuário, às atividades no porto de Santos, à economia, à despoluição das praias e, conseqüentemente, ao turismo.
Além da engenheira, também estará do painel de debates o economista do Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos da Universidade (Nese/UNISANTA), prof. José Paschoal Vaz. Fórum da Cidadania – O evento tem como objetivos debater antecipadamente as questões a serem abordadas na 3ª Conferência da Cidade, definir propostas e subsidiar a atuação do Fórum da Cidadania no 2º semestre de 2007. A 3ª Conferência da Cidade será realizada no dia 21 de julho com a proposta de dar continuidade à construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), abordando temas centrais relacionados ao cotidiano da gestão do poder público.
O evento terá como lema “Desenvolvimento urbano com participação popular e justiça social” e o tema “Avançando na gestão democrática das cidades”. A 3ª Conferência Municipal da Cidade antecede a 3ª Conferência Nacional das Cidades, a ser realizada em novembro, em Brasília.