Atividade envolveu as disciplinas de Princípios de Eletrônica, Modelagem e Desenho 3D e Fundamentos de Física, além de utilizar equipamentos do InovFabLab.

Os melhores trabalhos do projeto integrador Ponte em MDF, realizado pelo curso de Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), foram premiados nesta quarta (5/6), no InovFabLab, laboratório de inovação tecnológica da instituição.

O projeto integrou conceitos de três disciplinas: Princípios de Eletrônica, Modelagem e Desenho 3D e Fundamento de Física. O objetivo era a construção de uma ponte em MDF com a utilização de materiais como cola, pregos, parafusos e alguns fios, além dos ensinamentos obtidos em sala de aula.

As pontes foram desenvolvidas com equipamentos do InovFabLab. Para tal, os estudantes participaram de cursos para manusear a impressora 3D e a cortadora a laser.

“Em Princípios de Eletrônica, os alunos projetaram um circuito impresso com pisca-piscas, simulando um semáforo. Na disciplina de Modelagem e Desenho 3D, eles fizeram os encapsulamentos dos semáforos e os suportes para que os LEDS ficassem acoplados à ponte. Em Fundamentos da Física, eles tiveram os fundamentos estruturais da parte estática e o projeto da ponte em si. Tudo foi integrado com o InovFabLab”, explicou o coordenador do curso, Luís Fernando Pompeo Ferrara.

Responsável pela disciplina de Fundamentos da Física, a Profa. Dra. Tatiani P. P. Sabaris explica que, além de unir os ensinamentos, os estudantes também tiveram como desafio o trabalho em equipe.

“O objetivo foi integrar as disciplinas e mostrar para eles que o curso é completo, que eles não podem trabalhar com fragmentos. Desde o primeiro dia de aula, eles sabiam que teriam que trabalhar juntos e tiveram que lidar com alguns entraves. Muitos nunca tiveram a experiência de trabalhar em grupo”, afirmou a docente.

Uma banca composta por professores avaliou todos os projetos em critérios como estrutura, resistência, acabamento, a parte eletrônica e o encapsulamento e a criatividade. As pontes também tiveram que passar por teste de carga de massas aleatórias.

“Foi bem desafiador. No meio do caminho encontramos alguns obstáculos, mas foi bem divertido aprender e ter essa experiência. Nosso maior desafio foi projetar a ponte no software e depois passar para a cortadora. No InovFabLab conseguimos deixar os projetos mais bonitos e profissionais. Fiquei muito feliz

de termos conquistado o primeiro lugar”, disse Neemias Vieira Fernandes, um dos integrantes do grupo vencedor.

O projeto contou com a participação de 50 alunos que integraram 13 equipes. Os grupos premiados com troféus foram:

1º lugar – Neemias Vieira Fernandes, Manuel Cassiano Ferreira da Silva, Luedi Yoshihara e Eduardo Lourenço da Silva.

2º lugar – André Kauan Antonelli, Lucas Teixeira Furlani, Luiz Felipe Carboni Plati, Renan da Silva Oliveira e Carlos Eduardo de Souza Ribeiro.

3º lugar – Ailton Fernandes do Rosário Junior, Marina Torrubia Miguel, Guilherme Calazans Ferreira da Silva e Marcos Gabriel Costa Pinto.