Ella Lazarte ministrou aula sobre o tema aos alunos do Mestrado de Direito da Saúde e da Faculdade de Direito da Unisanta, nesta segunda-feira (2/4).

Os graves problemas que afligem o mundo em matéria de saneamento básico não dependem apenas de investimentos em infraestrutura e  da engenharia, mas sobretudo de educação do povo, de boa  governança e  de vontade política de se resolver os problemas da população.

Esse foi um dos ensinamentos da conferencista internacional Ella Lazarte, assessora de Água e Saneamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, que proferiu aula aos alunos do Mestrado de Direito da Saúde da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e quintanistas da Faculdade de Direito. A palestra, realizada na manhã desta segunta-feira (4/2) teve como tema “Água, Saneamento e Saúde Pública”.

A  especialista citou o caso da India, onde os Estados Unidos financiaram “milhões de latrinas melhoradas”, mas de qualidade péssima. Talvez por uma questão cultural,  520 milhões de pessoas defecam ao ar livre naquele país. Preferem andar muito e fazer suas necessidades longe de casa, por questões culturais. Talvez se seus banheiros fossem melhorados, esse cenário mudaria um pouco, disse.

Outra questão grave nesse país é que de 70 a 80% da água disponível é consumida por agricultores, sobrando pouco para o consumo humano.

Hábitos de higiene são igualmente importantes para a saúde, como lavar as mãos com água e sabão, costume que, na África, é feito por apenas 13% das pessoas, informou. A falta de higiene traz problemas graves de saúde. Uma em cada nove mortes no mundo é causada por diarreias. Há 240 milhões de pessoas no mundo acometidas pela esquistossomose, e, desses casos, 52% estão em  Moçambique

Os países da América Latina estão em situação bem melhor do que a África e a India. Eles Investem mais na área e o Brasil tem muito a ensinar ao mundo, segundo Lazarte, pelos esforços que tem feito, apesar de o serviço de saneamento atingir apenas 86% da população e, desse percentual, 58% estar na zona rural.

Experiência

Mestre em Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico pelo Massachusetts Institute of Technology – MIT e Bacharel em Political Economy of Industrialized Societies (University of California, Berkeley), Ella Lazerte tem ampla experiência como gestora de projetos do Banco Mundial há cerca de dez anos. Já esteve em Santos e atuou em favelas do Rio de Janeiro várias vezes. Tem  participado de diversos projetos de saneamento básico em países em desenvolvimento, financiados  pela USAID – Agência de Fomento do Governo Norte-Americano.

A palestra ocorreu no Auditório do Bloco F da Unisanta, sala 72.