O livro propõe reflexão sobre recentes pesquisas científicas  a respeito de espiritualidade e sobrevida, entre outros temas. A sessão de autógrafos foi seguida de palestra pelo psicólogo e escritor venezuelano Jon Aizpúrua,  consultor do History Channel.

Um diálogo dos espíritas com o século 21, baseado em pesquisas científicas e na espiritualidade é uma das propostas do livro Perspectivas Contemporâneas da Reencarnação, organizado pelo médico sanitarista e professor da Universidade Santa Cecília (Unisanta) Ademar Artur Chioro dos Reis e pelo advogado e licenciado em Filosofia   Ricardo de Morais Nunes. O lançamento ocorreu na quinta-feira à noite (15/9),  na  Universidade.

O livro inclui  estudos de estudiosos do tema, do Brasil, Argentina, Venezuela e Estados Unidos e uma coletânea dos principais trabalhos originalmente apresentados no XXI Congresso Espírita Pan-americano, promovido pela Confederação Espírita Pan-Americana (CEPA), realizado em Santos-SP (Brasil), em 2012.

Os autores “são pensadores de quatro países, pessoas muito estudiosas, que trazem em comum uma visão da reencarnação livre da dimensão de culpa, de castigo”, explica Chioro. “Uma visão natural, que produz uma maior responsabilidade, mas alarga nossos horizontes na relação do homem com o mundo, a sua responsabilidade, a sua busca pela felicidade e pelo progresso.”

Somos responsáveis – “O espiritismo compreende a vida com um contínuo”, acrescenta o médico e pesquisador espírita.  “A morte física não acaba com nossa existência, e nós somos, na verdade, resultado daquilo que fizemos no passado, mas, fundamentalmente, aquilo que estamos construindo no presente e das escolhas que estamos fazendo. Somos protagonistas, sujeitos responsáveis pela nossa felicidade e pelo próprio progresso da humanidade.”

Os estudos mencionam cerca de 300 trabalhos científicos recentes sobre espiritualidade e sobrevida. Sugerem uma revisão de conceitos sobre problemas que afetam a vida de todos, como doenças e dificuldades, e que devem ser encarados como meios de crescimento intelectual e moral.

Os autores do livro são professores vinculados à Poli-USP, ITA, Unifesp e Universidade Central da Venezuela, “além de pensadores com sólida formação em suas áreas de atuação, todos vinculados ao espiritismo laico e livre-pensador”.

Organizadores e autores

Ademar Arthur Chioro dos Reis – Médico sanitarista e professor adjunto da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e da Escola Paulista de Medicina (Unifesp). Mestre em Saúde Coletiva (Unicamp) e Doutor em Ciências da Saúde (Unifesp). Foi secretário de saúde de São Vicente, de São Bernardo do Campo e Ministro de Estado da Saúde. Orador e dirigente espírita. É membro do Centro Espírita Allan Kardec (Santos-SP) e do Centro de Pesquisas e Documentação Espírita (CPDoc). Foi vice-presidente da Confederação Espírita Pan-americana (CEPA) de 2000 a 2012. Autor de: “Magnetismo, Vitalismo e o Pensamento de Kardec”, “Mecanismos da Mediunidade – o processo de comunicação mediúnica” e co-autor de “A CEPA e a Atualização do Espiritismo”. Presidiu a Comissão Organizadora do XXI Congresso Espírita Pan-Americano (2012).

Ricardo de Morais Nunes – Servidor público. Bacharel em Direito e licenciado em Filosofia. Foi dirigente do Centro Espírita Maria Emília da Motta Ferreira, na ciaf_banner_reencarnacao cartaz-lancamento-livro-e-conferencia-_unisanta dade do Guarujá (SP). É co-fundador do GrupoEspírita Léon Denis, também em Guarujá e delegado da CEPA. Expositor espírita. Articulista do jornal de cultura espírita Abertura e presidente do Centro de Pesquisa e Documentação Espírita (CPDoc). Atualmente participa do Centro Espírita Allan Kardec, de Santos. Coordenou a Comissão de Estudos e Temário do XXI Congresso Espírita Pan-Americano.

Outros autores – Alejandro Martin Ruiz Diaz, Brutus Abel Fratuce Pimentel, Eugenio Lara, Félix José Veja Ortega, Gustavo Molfino, Homero Ward da Rosa, Jaci Regis, José Rodrigues, Mauro de Mesquita Spínola, Milton Rubens Medran Moreira, Raúl Horacio Drubich, Yvonne Crespo Limoges e Vital Cruvinel Ferreira.

O lançamento do livro e  a  palestra de Jon Aizpúrua integraram a Conferência Pública Reencarnação e Espiritualidade. Aizpúrua é vice-presidente da CEPA-Associação Espírita Internacional. A conferência não foi destinada especificamente ao público espírita, mas também aos professores, alunos e pessoas vinculadas às mais diferentes religiões e filosofias.