Foto: Aibotix

O aluno aprenderá sobre o funcionamento e operação dos Drones, além de conhecer o mercado que tem gerado empregos inovadores

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) está com matrículas abertas para o curso de Introdução à Tecnologia dos Drones – Aplicações, Mercado, Tecnologia e Operação.

Segundo o pesquisador que vai ministrar o curso, Floriano Peixoto Borges dos Santos, o curso “é a porta de entrada para um mercado milionário em franco desenvolvimento, que está gerando milhares de empregos diretos e indiretos”.

De acordo com a revista Mundo Geo, através de levantamento realizado na feira Drone Show 2016, o mercado movimentará cerca de US$ 40 milhões no Brasil e deve gerar mais de 3 mil empregos.

O Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) é aplicado em diversas áreas. As principais,  em engenharia, agricultura de precisão e segurança. Eles podem ser aeronaves de asas fixas (aviões) ou de asas rotativas (multirrotores) e são usados para coberturas de grandes áreas, chegando a voar até seis horas ininterruptas e cobrindo 10.000 hectares.

Os drones são responsáveis também por produzir imagens georreferenciadas, que, depois de tratadas,  geram inúmeros produtos na área da engenharia, modelos digitais de superfície e de terreno, curvas de nível, simulações de inundações, entre outros.

Para inspeções de estruturas industriais, barragens e torres de energia elétricas, por exemplo, são utilizados os multirrotores, que,  através de sensores especiais conseguem identificar falhas invisíveis a olho nu.

O curso é aberto a todos, desde alunos e professores da Unisanta, até qualquer outra pessoa da comunidade em geral. Tem duração de dois meses, divididos em 32 horas, com início previsto em 4 de março de 2017 e encerramento no dia 6 de maio do mesmo ano. As aulas acontecem aos sábados, das 13h às 17h.

O coordenador do curso é o professor Dr. Carlos Alberto Amaral Moino. O Floriano dos Santos é o responsável pelo projeto de pesquisa e desenvolvimento de Sistemas de VANTs Albatroz Aerodesign, que foi desenvolvido na Unisanta, através do Núcleo de Inovação, Negócios e Empreendedorismo (NINE).

Foto: Albatroz Brasil Drones