Foi instalado na Universidade um sistema que gera energia solar à semelhança do que está ocorrendo na Europa e EUA. E um curso de extensão sobre o tema será oferecido ao público.

O curso de Engenharia Elétrica da Universidade Santa Cecília (Unisanta) ganhou mais um
importante espaço para atividades práticas. Trata-se de uma Instalação de Geração de Energia Solar, localizada junto ao Complexo de Laboratórios de Engenharia, perto da quadra de futebol society.

O novo recurso didático servirá de base tanto para o curso de Engenharia Elétrica como a outros na área de energias renováveis e sustentabilidade. Também possibilitará a realização de estudos de integração deste novo tipo de geração de energia nas redes elétricas de distribuição e transmissão de energia.

De acordo com o coordenador do curso, engenheiro Alexandre Rocco, a proposta é apresentar aos alunos novos conceitos que envolvam energias renováveis e sustentabilidade. “O sistema tem duas ações que envolvem a parte acadêmica. A primeira é agregar esse tema dentro do curso. Fizemos uma readequação na grade para compor esse assunto de energia renováveis administrado no 8º semestre do curso de Engenharia Elétrica. Além disso, já estamos oferecendo, junto aos integradores, um curso de extensão para a formação de mão de obra de instalação”, afirmou Rocco.

Curso aberto ao público – Ainda segundo o coordenador, esse curso de extensão irá preparar a mão de obra mais adequada para instalar esse tipo de equipamento, com conhecimentos que não são apenas triviais e que envolvem, inclusive, requisitos de segurança mais sofisticados. O curso está com inscrições abertas na Pós-Graduação da Unisanta.

“Na Unisanta foi implementado um sistema que gera energia solar à semelhança do que está ocorrendo na Europa e EUA, que possui as placas de captação de energia, sistemas de controle e de medição e que pode ser integrada a qualquer instalação ou rede e reduzir custos de compra de energia elétrica”, explica o coordenador.

Os responsáveis pela instalação da placa, os engenheiros Marcel Tavares Coelho, da empresa Danfos, e Marcelo Pes Nesi, da Casa Solari, estiveram na Unisanta no último sábado (3/12) para apresentar o sistema ao coordenador, alunos e ao gerente de Automação da Eletropaulo, Marcos Rosa.

De acordo com Coelho, o aluno poderá se beneficiar com o novo sistema. “O aluno poderá conhecer diversas coisas que ele verá na prática, principalmente como é simples a instalação, como a placa é capaz de gerar energia. Aprende a fazer um projeto e consegue ver na prática que a energia do sol está gerando eletricidade. Ele sai um pouco da teoria dos cadernos e pode ver que aqui está conseguindo gerar energia”.

“O estudante já sairá com uma visão desse campo de grande expansão, tanto internacional como no Brasil, por seu potencial energético”, concluiu Rocco.