Preocupada em acompanhar as novas tecnologias e a indústria 4.0, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) dá mais um passo para o aperfeiçoamento de seus docentes com metodologias ativas de ensino. Entres elas,  a sala de aula invertida, aprendizado através de projetos, entre outros tópicos.

Nesta quarta-feira (19), diretores e coordenadores, além de professores do curso de Engenharia, participam de palestra com o dr. Gabriel Elmor Filho, engenheiro graduado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e Doutor em Ciências em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. O encontro, que tem como temática “Metodologia Ativas de Ensino”, acontece às 18h, no auditório do Bloco E da Universidade.

Acadêmico de longa data no IME, onde leciona, Gabriel foi Diretor de Departamento de Ensino e Pró-Reitor. Ministra palestras e oficinas de capacitação docente relacionadas aos temas de Metodologias Ativas e Sala de Aula Invertida (“Flipped Classroom”).

“Na Sala de Aula Invertida por exemplo, o aluno participa ativamente de seu aprendizado, em vez de somente receber de forma passiva o conteúdo exposto pelo professor. No entanto, o ambiente deve ser conduzido pelo professor para que os objetivos sejam alcançados. Atualmente, é uma das principais metodologias ativas de ensino”, explica Elmôr Filho ao site Universia.

Sobre o palestrante – Acadêmico de longa data no IME, onde leciona, Gabriel Elmor Filho foi Diretor de Departamento de Ensino e Pró-Reitor. Ministra palestras e oficinas de capacitação docente relacionadas aos temas de Metodologias Ativas e Sala de Aula Invertida (“Flipped Classroom”). Atua como consultor editor e conselheiro no Grupo Editorial Nacional (GEN), no qual coordena o desenvolvimento de soluções educacionais inovadoras, tais como ambientes com avaliações diagnósticas que mapeiam e revisam o conhecimento dos estudantes, que,  a partir de seus erros e acertos, são direcionados automaticamente para uma trilha de aprendizagem personalizada.

Participa ativamente em Palestras e Treinamentos em congressos, seminários e Instituições de Ensino, nos Temas Metodologias Ativas, Blended Learning, Sala de Aula Invertida e EAD.