Durante a palestra, foi explicado o ciclo de vida dos insetos que transmitem a Dengue, Chicungunha e Febre Amarela.

Começou nesta segunda-feira (19/3),  na Universidade Santa Cecília (Unisanta), a XV Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), organizada pela Comissão Interna de Prevenção e Acidentes (CIPA) e o Departamento de Segurança do Trabalho.  Com o tema Saúde e meio Ambiente, o evento, que aconteceu a partir das 9h no Consistório da Universidade, contou com a presença dos funcionários da Instituição.

O professor de Biologia e diretor do curso de Pedagogia, Fábio Giordano, palestrou sobre a importância de prevenção contra insetos transmissores de doenças, usando como exemplo  o Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chicungunha, Zica e Febre Amarela. “O surto da febre amarela ainda é silvestre, nós devemos prevenir os funcionários que, se não tomarmos cuidados,  ele poderá voltar a ser urbano, então conhecer os mosquitos e suas formas de transmissão, é muito importante para os funcionários”, disse.

Giordano  demonstrou o ciclo de vida desses insetos, alertando os presentes sobre como combater de um jeito eficaz os insetos. Uma das opções de eliminar os transmissores e buscar os criadouros e sempre limpando os vasos de plantas e nunca deixar água parada.

SIPAT na Unisanta – A SIPAT busca, através de palestras, gincanas, sorteios de brindes, teatro e atividades motivacionais, desenvolver a consciência e orientar o trabalhador sobre a importância da prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

O objetivo é estimular o trabalhador ao autocuidado e ao cuidado mútuo, criando uma atitude vigilante no funcionário, que lhe permita conhecer e solicitar as correções necessárias a fim de tornar o ambiente mais seguro, trazendo à tona um processo de melhoria contínua no nesse ambiente. O Pró-Reitor Administrativo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Dr. Marcelo Pirilo Teixeira, diz que é importante que haja esses encontros. “É um encontro fundamental para melhoramento do atendimento e serviço da Universidade”.

As palestras que acontecem dentro da Universidade servem para levar o conhecimento para os funcionários sobre seus direitos de prevenção de acidentes dentro do ambiente profissional, assim como colocar em prática o que é discutido. “É para fazer com que diversos assuntos de prevenção de acidentes de trabalho possam ser cada vez mais discutidos e implementados em movimentos como esse que nós estamos tendo aqui. Essas palestras levam o conhecimento de ações, não só na teoria, mas especialmente que se possa colocar em prática e ser cada vez mais uma instituição cidadã e confiável em todos os aspectos”,  afirma Sílvia Teixeira, reitora na Universidade.

No começo das palestras da Semana, o Teatro Experimental de Pesquisas (TEP) apresentou cenas teatrais que tratam de questões sobre o universo feminino, sob o título Ciclo de Leituras Beatriz Rota-Rossi. O professor e coordenador do projeto, Gilson de Melo Barros comenta que abrir as palestras mostrando o TEP é muito significativo. “Este é um momento interessante que a gente pode estar trazendo a eles, conteúdo do nosso trabalho, da nossa pesquisa” comenta.

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) continua amanhã (20) às 19 horas com o Ciclo de Leituras Beatriz Rota Rossi, haverá a leitura de “Medo de mim” com a participação de Liliane São Paulo (TEP-Unisanta). As 19h30 haverá a palestra “Emocional e Espiritual” com o professor Fernando Guimarães, e as 20h30 sorteio de brindes. O SIPAT vai até a próxima quinta-feira (22).