Colégio Santa Cecília e Unisanta ensinam física com atividades práticas

96

Durante a dinâmica programada para os dias 15, 17 e 20/8, haverá explicações sobre os componentes de um motor de carro, utilizando os aprendizados obtidos em sala de aula. Um veículo de pequeno porte, construído pelos alunos de Eng. Mecânica será deslocado para o pátio do Colégio, para que os alunos pilotem.

Estudantes das 2as séries A, B e C, do Colégio Santa Cecília participarão de uma aula diferente no Laboratório de Motores do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília (Unisanta), para que possam compreender melhor os ensinamentos dados nas aulas de física. Entre eles, velocidade, aceleração e tempo, através do funcionamento de um motor de carro, o qual será deslocado até um espaço físico localizado ao lado do Ginásio Poliesportivo no campus.

Segundo Francisco Panzero, professor da disciplina de Física do Colégio, a interatividade entre os alunos e a prática é uma forma de concretizar o ensino. “A interação beneficiará os alunos principalmente no sentido de aprimorar ludicamente o que viram no Lab. de Física no Colégio, colaborando para que os conceitos físicos estudados em Termodinâmica (2a série) e Cinemática (1a série) solidifiquem-se cada vez mais no processo ensino aprendizagem”, diz.

A parceria entre o Colégio e a Universidade, resultará em uma dinâmica que será realizada em três dias: 15, 17 e 20/08 com as 2as séries B, C e A, respectivamente, no horário das 8h50 às 9h 40min e 10h às 10h 50min, e contará com explicações complementares através de um texto científico que abrange cada componente do motor.

Pilotagem de bajas

Uma das atividades propostas é a pilotagem dos bajas (veículos motorizados de pequeno porte, adaptado para trafegar em terrenos acidentados), que será feita pelos alunos do Colégio na sala ao lado do ginásio Laerte Gonçalves, servindo para mostrar a noção de direção àqueles que estão próximos de tirar a Carteira Nacional de Habilitação.

Os exercícios serão ministrados pelo coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Prof. Dr. Carlos Alberto Amaral Moino, pelos técnicos Irineu Penha da Ressurreição e Sérgio Giangiulio do curso de Engenharia Mecânica.