O exame faz parte do protocolo para detectar e prevenir o glaucoma, e foi oferecido gratuitamente no Campus.

A Universidade Santa Cecília (Unisanta), em parceria com o Instituto Brasileiro da Visão (IBV), promove a Campanha de Saúde Ocular, nesta terça-feira (5/12), com início às 11 horas e término às 20 horas, para funcionários, alunos e visitantes.

Foi disponibilizada uma tonometria de sopro ou tonometria ar, para medir a pressão intraocular (pressão dos olhos). O exame faz parte do protocolo para detectar e prevenir o glaucoma. O resultado é divulgado na hora.

Durante o exame, é mostrada a acuidade visual do olho, ou seja, qual a possibilidade de visão do paciente. “A numeração normal do ser humano é de 20/20, e essa acuidade tem que sempre permanecer nesse nível”, comenta Luciana Souza, gestora de recepção na Clínica IBV.

O exame é feito através de um maquinário portátil chamado tonômetro ar. O aparelho lança um jato de ar no olho do paciente, jato que volta para o aparelho. Assim, a pressão ocular consegue ser medida.

A recomendação oftalmológica é a de que o paciente faça os testes a cada três meses. “Recomendamos a todos os pacientes a fazerem esse exame, porque o glaucoma é uma doença hereditária, então o paciente pode ter e não saber”, explica Luciana.

O atendimento está sendo realizado no Bloco F, da Universidade Santa Cecília, até às 20 horas.

Há 15 anos no mercado, o IBV já realizou mais de 100 mil atendimentos e procedimentos em São Vicente, onde está a sua sede.