A iniciativa é aberta também ao público e consiste em arrecadação de alimento, de lixo eletrônico, doação de sangue e incentivo ao cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.

Há 11 anos ajudando diversas pessoas da sociedade com o Trote Universitário e Ecológico, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) arrecada alimentos não perecíveis, exceto açúcar e sal, que serão doados às 318 famílias vítimas do incêndio ocorrido no início deste ano, em uma comunidade carente da Zona Noroeste, em Santos. A Campanha surgiu em 2006 e já teve mais de 8 toneladas de produtos arrecadados.

Além de envolver os universitários, a campanha é aberta ao público em geral. O prazo para as doações é até o próximo sábado (11/3). A entrega dos alimentos deve ser feita na Central de Informações, na Rua Oswaldo Cruz, 277.

Outra forma de participar é doar sangue ou ainda fazer o cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. Em feriados, há aumento na demanda nos hemocentros, devido a ainda fazer o cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea o maior número de acidentes e traumas que necessitam de transfusão, por exemplo.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, devido ao baixo número de doações, os estoques caem em média 30% nesse período, número que pode ser ainda maior, dependendo da demanda por transfusões.

O curso de Pedagogia foi o vencedor do Troféu Universitário e Ecológico em 2016.

As doações acontecem no Hemonúcleo de Santos, localizado na Rua Oswaldo Cruz, 197, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas.

Trote Ecológico – Pensando na preservação do meio ambiente, a Universidade sugere aos alunos que desenvolvam ações como a retirada de microlixo nas praias e a arrecadação de lixo eletrônico como equipamentos de informática (placas, torre, monitores antigos, entre outros), celulares, pilhas e baterias. Estes materiais contêm chumbo, mercúrio, cádmio e outros metais pesados, que, uma vez no lençol freático, podem contaminar o meio ambiente, intoxicar e matar de maneira lenta, por efeito cumulativo, os seres humanos, a flora e a fauna e em hipótese nenhuma devem ser descartados no lixo doméstico.

Para participar do Trote Solidário e Ecológico os estudantes terão que trazer as arrecadações ou fazer a doação de sangue e cadastro no Hemonúcleo até o dia 11 de março. Os alimentos e o lixo eletrônico devem ser entregues na Central de Informações da Universidade, Rua Oswaldo Cruz, 277.

Prêmio – As primeiras 500 pessoas poderão trocar sua doação por um brinde especial. O curso que tiver o maior número de arrecadações receberá o Troféu Solidário, além de reportagem para o Programa Espaço Unisanta da Santa Cecília TV.