O Brasil foi campeão por equipes no Aberto da Romênia, ao vencer a Ucrânia, considerada melhor equipe do mundo em tênis de mesa paralímpico.  Israel Stroh (Saldanha da Gama, Santa Cecília/LSTM-Santos SP)  e Paulo Salmin venceram por 2 a 1 e conquistaram  a primeira medalha de ouro em solo europeu, diante dos ucranianos Mykhailo Popov e Maksym Nikolenko, segundo e terceiro do mundo, respectivamente. O jogo ocorreu sábado último.

O confronto foi aberto na partida de duplas e os  brasileiros venceram   por 3 sets a 2. Em seguida, Salmin enfrentou Nikolenko e perdeu por 3 sets a 2, em um grande jogo, empatando a final.  Stroh entrou na  terceira e decisiva partida contra o Popov, segundo do mundo, e venceu também por 3 a 2. Antes, a dupla  havia vencido a Polônia, Holanda, Romênia e Ucrânia B.

Agora as atenções estão voltadas para os Jogos Paralímpicos, em setembro.  Stroh e Salmin permanecerão na Eruopa  até a competição, “corrigindo os últimos detalhes técnicos”. Nesta semana iniciarão  um treinamento na Espanha, em Barcelona.

“Essa vitória foi muito importante. Acho que definitivamente entro na briga por uma medalha nas Paralimpíadas. Chegarei com vitórias sobre o segundo, quarto e sobre o bicampeão paralímpico.  A maioria dos outros adversários eu ainda não enfrentei, então chegarei com a confiança lá no alto, logo no momento mais importante”, afirma Israel Stroh.