O professor da Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), prof. Aureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo, foi homenageado com a Medalha do Mérito da Engenharia Paulista pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo – Crea – SP. A honraria foi entregue em sessão plenária, na última quinta-feira (18/12), na sede do Conselho na Capital.

Figueiredo representou a Unisanta como Conselheiro do Crea-SP de 2008 a 2013, em dois mandatos, coordenou a Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho e, por duas vezes, assumiu como Diretor de Relações Profissionais do Conselho. “Foi uma tarefa árdua, com a responsabilidade de defender interesses da sociedade num conselho que representa mais de 400 mil profissionais registrados em nosso Estado“, afirma.

Segundo ele, as atividades não são remuneradas. “Ao final do mandato, recebemos uma declaração de relevantes serviços prestados à Nação que guardamos com muito orgulho”.

Aureo lembra ainda que em 2010, a Reitora da Unisanta, prof. Dra. Sílvia Teixeira Penteado, também foi homenageada com a Medalha do Mérito, entregue em evento nacional pelo Presidente do Crea-SP. “Na oportunidade, a Unisanta comemorava 35 anos da pós-graduação do curso de Segurança do Trabalho, que iniciamos em 1975 com a participação do Diretor da Faculdade de Engenharia, Dr. Antonio Penteado”.

Aureo conclui agradecendo a todos que o incentivam e apoiam, com entusiasmo e determinação no propósito de fazer melhor a cada dia.

Sobre o homenageado – Aureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo é formado em Engenharia Civil, Engenharia de Operações Mecânicas e de Segurança no Trabalho, Mestre em Engenharia Civil, área de Transportes (Infraestrutura-Ferrovias) e Doutorando (qualificado) em Automação Portuária e Segurança Laboral.

Ativo nas áreas de construção civil, construção e conservação de ferrovias, porto de Santos e Ferrovia do Aço, transporte e armazenamento de granéis sólidos inflamáveis, operações de terminais, urbanização de loteamentos.
Já liderou obras de arte especiais, em empresas, como Rede Ferroviária Federal S.A., Companhia Docas de Santos e do Estado de São Paulo, Companhia Brasileira de Trens Urbanos-CBTU, dentre outras de relevância local, regional ou nacional.

É professor nas disciplinas Projeto e Construção de Estradas, Ferrovias e Rodovias e autor de artigos científicos, técnicos, culturais e softwares didáticos.