Ele sobreviveu aos horrores do Holocausto e as barbaridades dos nazistas e, agora, dá palestra contando o que viveu em um campo de concentração.

Andor Stern, com 90 anos, nasceu no Brasil, mas quando adolescente viveu na Hungria e foi preso pelos nazistas. Ele viveu em Auschwitz, o mais famoso campo de concentração da Segunda Guerra Mundial. Stern foi libertado em uma cidade do Sul da Alemanha, em 1º de maio de 1945 por soldados americanos.

Atualmente, ele reside em São Paulo, onde ainda trabalha e realiza palestras pelo país para compartilhar suas experiências onde fala sobre respeito e tolerância ao outro.

A vida dele em campos de concentração é contada no livro ‘Uma Estrela na Escuridão’, do historiador e professor santista Gabriel Davi Pierin, que também é autor de dois livros: “Santos Foot-ball Club: o Nascimento de um Gigante” e “Uma Escola para a Vida”. O livro mistura duas formas narrativas. Em terceira pessoa, Gabriel detalha o contexto histórico da Segunda Guerra Mundial. Em primeira pessoa, acontece o testemunho de Andor.

Para contar mais sobre usa vida, Stern estará no Auditório da Universidade Santa Cecília, no bloco E, no próximo dia 16, às 19 horas. Para participar do evento, que é promovido pela Associação Comercial Jovem de Santos, é necessário levar um agasalho ou um quilo de alimento não perecível. O endereço é Rua Cesário da Mota, 8, Boqueirão, em Santos.

Texto: Santa Portal