O estudo serviu para reconhecer a realidade do local, seu contexto urbano e para a prática de metodologias inseridas em sala de aula

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta) promoveu uma atividade diferente para os estudantes, dos períodos diurno e noturno, da disciplina ‘Projeto Urbanístico IV’, no dia 11 de agosto.

Com a participação dos professores Pierre França Corrêa, André de Freitas e Roseli Feijo, os alunos fizeram uma visita técnica à Zona Noroeste, em Santos, abrangendo os bairros Caneleira, São Jorge e Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos. Dentre as atividades propostas estavam a de reconhecer a realidade física do projeto, o contexto urbano de sua inserção, agentes e grupos sociais de produção e gestão do espaço urbano existente a partir da observação in loco (no próprio local).

Outro objetivo da visita foi aplicar a metodologia de desenho urbano para diversas análises, integrando conteúdos e aprimorando a construção de postura crítica sobre os processos e dinâmicas urbanas, assim como seus efeitos sociais de modo a permitir que os estudantes sejam capazes de identificar os principais problemas e potencialidades da área objeto de estudo e intervenção. Já no Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, os alunos puderam analisar e compreender a complexidade e a história do local.

Veja as fotos de como foi a visita técnica dos alunos na Zona Noroeste: