Estavam presentes  jornalistas  das  revistas Veja São Paulo, Viajar e do grupo Globo, durante a XIII Semana de Comunicação da Unisanta.

Na terça feira (27/9), durante a XVIII Semana da Comunicação da Universidade Santa Cecília, foi lançado o site da revista laboratorial  “Viral”, dos alunos de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta). A  publicação foi criada pelos alunos do quarto ano de jornalismo, com a orientação dos professores Raquel Alves, Nara Assunção e Helder Marques. A inauguração foi feita com a colagem de fotografias no estilo “lambe-lambes”. Nessa noite, houve a apresentação de convidados especiais para um bate-papo sobre  o tema “A revista nos ambientes digitais”.

Os convidados foram o diretor de redação da revista Veja São Paulo, Sergio Ruiz Luz, a editora da revista Viajar pelo mundo, Tarcila Ferro  e a editora de conteúdo digital do grupo Globo, Silvia Balieiro. Os alunos que estavam no Consistório da Unisanta puderam tirar dúvidas e informações dos jornalistas.

Sobre  o Facebook, Snapchat, Instagram e Twitter, a jornalista Tarcila  disse que a postagem nas redes sociais têm que ser estudada, pois dependendo  da matéria que vai ser divulgada, essas mídias conseguem  ser  rápidas e eficazes. Mas no caso de outras,  as matérias “passam reto  e a ninguém vê”.

O editor da revista Veja SP alerta os jovens jornalistas de que passar a informação de forma clara e objetiva é sempre o ideal a se fazer.  “A essência para todas as plataformas de mídia  é ser claro, é passar de forma mais clara a informação para o leitor. Claro que pela internet é bem mais rápido e diferente, mas a essência é igual”, segundo Sérgio Ruiz Luiz.

Do início até o fim, os alunos se interessaram cada vez mais. O Consistório da Unisanta  estava cheio e os jovens jornalistas aplaudiram os convidados.

A revista Viral foi  muito bem recebida pelos palestrantes, que apreciaram a oportunidade de poderem  ver  o produto impresso na mão dos professores. A revista já conta com duas edições em formato pdf, já disponíveis na Internet. A Viral apresenta no site uma mescla das matérias já publicadas e conteúdo novo, produzido ao longo das últimas semanas. Confira: http://viralunisanta.blogspot.com.br/