Nesta sexta-feira, dia 19 de novembro, a partir das 20h30, a piscina olímpica da Universidade Santa Cecília (Unisanta) se transformará em trajeto da Competição de Pedalinhos, projetados e construídos por alunos da Faculdade de Engenharia Industrial Mecânica da Instituição.

Trata-se de um projeto de pesquisa da disciplina Resistência dos Materiais Para Engenharia Mecânica II, desenvolvido pelos alunos do 6º semestre do Curso, com o objetivo de incentivar a criatividade, o trabalho em equipe e, principalmente, possibilitar a aplicação da base teórica de Física, Cálculos e Resistência dos Materiais em uma atividade prática.

Os alunos terão que construir um pedalinho com estrutura constituída por treliças e sua sustentação feita por meio de garrafas PET. Os veículos devem ter comprimento máximo de 1m e largura entre 500 mm e 800 mm.

Serão premiados os veículos de menor massa e aquele que usar o maior número de materiais recicláveis, além da pontuação pelo desempenho na corrida.  O objetivo do exercício é mostrar que o estudado em um curso de Engenharia pode e deve ser aplicado no dia a dia das pessoas.

Os alunos foram orientados pelo prof. José Carlos Morilla, da disciplina de Resistência de Materiais.