Quatro alunos do 3º ano do curso de Arquitetura da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) entregaram hoje (22/6), no Espaço Cultural UNISANTA, maquete do Forte dos Andradas, em Guarujá, como parte do projeto nacional Circuitos dos Fortes. O objetivo do trabalho é oferecer aos turistas uma visão representativa do local, um dos mais ricos patrimônios históricos do País.

A parceria para a realização da maquete foi assinada em outubro de 2004, por representantes da Universidade, da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM) e do Exército brasileiro.
A maquete, com 2 por 2 metros, representa o sítio histórico e ambiental do Forte dos Andradas, que tem área construída de 15 mil metros quadrados e cerca de 2 milhões de área de preservação ambiental.

Para o Coronel João Claret Balles, chefe do Estado Maior, desde 1999, a UNISANTA tem grande participação em projetos no Forte, buscando executar trabalhos no local, colocando em prática a teoria que é dada em sala de aula. “O Forte dos Andradas está se transformando em um campus avançado da Universidade Santa Cecília”, brinca o coronel Balles.

O Chefe do Estado Maior, que se referiu à maquete como um “pedacinho da UNISANTA no Forte do Andradas”, diz ainda que essa é a primeira vez que o Exército tem uma visão geral do local. “Nós só tínhamos a visão da fotografia aérea do Forte. Tenho muito a agradecer aos atores desta obra-prima, os alunos: Danilo Pena, Fabiano Varandas, Mariana Rodrigues e Renata Melo.”

De acordo com a diretora-presidente da Universidade, profa. dra. Lucia Maria Teixeira Furlani, a UNISANTA tem diversas pesquisas de interesse histórico e cultural da comunidade. “Professores e alunos do Curso de Ciências Biológicas concluíram o estudo Contribuição ao Conhecimento da Fauna Marinha da Região do Forte dos Andradas. “Os estudantes também estão realizando pesquisa sobre a flora do local”, conclui Lucia.

A reitora da UNISANTA, profa. dra. Silvia Ângela Teixeira Penteado, lembrou que dentro do projeto Circuito dos Fortes a UNISANTA contribui também com a manutenção da Fortaleza de Itaipu, em Praia Grande.

O diretor-executivo da AGEM, Koyu Iha, falou sobre a importância das universidades em trabalhar em pesquisas sobre a história, a geografia, a sociologia e a antropologia da região. A interação universidade/comunidade busca questionamento, não só do que nós queremos, mas também sobre o caminho por onde no iremos”

Forte do Andradas – O Forte dos Andradas (edifícios novos), localizado atrás da Praia do Tombo e do Guaíba, em Guarujá, é sede do comando de defesa antiaérea e da costa de toda a região sudeste, até o Rio Grande do Sul. A parte histórica, aberta à visitação pública – inclusive do Exterior, é da década de 40. O projeto Cinco Séculos da História em Oito Pontos Turísticos procura preservar oito pontos históricos e turísticos do litoral, de 1500 até 1940.

Participaram da entrega da maquete: o coronel João Claret Balle; o major Denis Ernesto do Carmo; o 2º tenente Marco Antonio Veloso Roseira; a reitora e diretora-presidente da UNISANTA, profas. dras. Silvia Teixeira Penteado e Lúcia Teixeira Furlani; o diretor da AGEM, Koyu Iha; o diretor técnico da AGEM, Carlos Zundt; o diretor e o coordenador do curso de Arquitetura da UNISANTA, Francisco José Carol e Nelson Lima; os coordenadores do projeto, professores Aguinaldo Seco Júnior e Dawerson da Paixão Ramos; além dos alunos responsáveis pelo projeto: Danilo Mantovani Pena, Fabiano Varandas, Mariana Muniz Rodrigues e Renata Guimarães Rosa Melo.