Presente nos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica da Unisanta, a disciplina Métodos Computacionais Aplicados à Engenharia, ministrada pelos professores Luís Fernando Pompeo Ferrara, Raquel Galhardo de Carvalho Lopes Araújo e Sabrina de Cássia Martinez, tem como objetivo resultar na criação de um projeto prático que alie a utilização de uma linguagem de programação à plataforma de prototipagem em eletrônica Arduino.

Uma das responsáveis pela disciplina, a professora Raquel, explica que, ao término do semestre, os alunos precisam apresentar um trabalho que, fazendo uso de pelo menos um sensor acoplado, reúna e coloque em prática todo o conteúdo apresentado na disciplina. “Através deste trabalho, os alunos podem praticar os conceitos abordados em sala de aula, fazendo o uso de sensores, motores e leds dentro de um contexto real. Podem, por exemplo, utilizar esses dispositivos para representar uma automação residencial, o funcionamento de veículos autônomos, de sistemas de pesagens, entre outros”, conta Raquel.

Ela também acredita que este tipo de iniciativa contribui para incentivar a pesquisa e ressalta que diversas ideias apresentadas acabam escolhidas para serem aprimoradas e inseridas em projetos de iniciação científica. “Através do trabalho, os alunos podem viabilizar o uso de dispositivos eletrônicos em situações reais, a dinâmica de trabalhar em grupo e até mesmo a logística na compra dos materiais”, acredita a professora.

Cursando Engenharia Eletrônica, Mariana dos Santos Madeira desenvolveu, em conjunto com George Costa de Santana, também aluno do curso, um projeto de automação residencial, acessível por meio de uma aplicação utilizando Bluetooth.

A estudante explica que o principal desafio foi desenvolver um aplicativo facilmente compreensível por parte do usuário e destaca que o desenvolvimento do projeto é capaz de levar o aprendizado em sala de aula para outro nível. “A evolução do conhecimento adquirido projetando um trabalho, pesquisando, testando, compartilhando ideias em grupo, é enorme. Academicamente falando, agrega muita independência, já que estimula a criatividade no exercício das competências da área”, declara a aluna.

Mariana acrescenta ainda que, do ponto de vista profissional, o projeto cria no estudante a necessidade de ser proativo. “Seja na programação ou na montagem, precisamos estar sempre um passo à frente do que precisa ser feito”, sugere.

Veja a relação de projetos desenvolvidos e apresentados no primeiro semestre deste ano: