Projeto visa embelezar a região, estimular a habitação e reprodução de aves, além de conscientizar os moradores sobre a  importância da arborização urbana.

Estagiários do Herbário Científico da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade  participam do projeto “Arborização em vias Públicas”, que começou no dia 2/4, às 14h, no bairro Jardim Helena Maria, em Guarujá. Essa atividade continua nesta quinta-feira (3/4), das 9 às 16 horas  e, se necessário, eles retornarão nos dias  7 e 8.

A convite da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAN) de Guarujá, 15 alunos realizaram trabalhos de conscientização da população por meio de panfletos educativos sobre a importância da arborização urbana. Os alunos foram orientados na sexta-feira, 27/4, pela bióloga da SEMAN, Nanci Papareli Valero, ex-aluna da primeira turma de Biologia Marinha da Unisanta.

O projeto, em parceira com a Empresa Rumo Malha Paulista, propõe o plantio de 500 árvores no bairro Jardim Helena Maria, a fim de criar sombreamento, embelezar a região com floradas e criar a condições de reprodução e habitação de aves.

As espécies de aves escolhidas foram: Jacarandá Mimoso, Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Ipê Branco, Pata de Vaca, Aldrago, Oiti, Pau Cigarra, Sibipiruna, Pau Fava, Angelim Doce, Dedaleiro e Arueira Salsa.

No primeiro dia, os participantes foram a uma reunião com o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Sidnei Aranha,  para conversar sobre o projeto. Os estudantes receberão certificado de participação do evento (horas de atividades complementares) e apoio na movimentação na cidade de Guarujá. O ônibus da diretoria de Educação Ambiental da prefeitura conduz os alunos até as barcas da travessia Santos/Guarujá e os trazem de volta.