A banca avaliadora foi composta pelas Profª. Me. Drª. Yara Novelli; Renata Salgado Leme, orientadora da pesquisa; e Prof. Me. Dr. Luciano Pereira de Souza. A dra. Novelli é Livre-Docente em Oceanografia Biológica pela USP e responsável pelo Bioma – Centro de Ensino e Informação sobre Zonas Úmidas Costeiras Tropicais.

Na manhã desta quarta-feira, 31/10, o estudante Ivaldo Marques Batista defendeu sua dissertação de Mestrado em Direito da Saúde, sobre “Políticas Públicas –  Ocupação Irregular do Solo, Degradação Ambiental e Riscos à Saúde”.

A apresentação aconteceu no Consistório da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e contou com a presença de professores das áreas do Direito e Biologia, além de familiares e amigos do mestrando.

Banca examinadora

Integrando a banca, estava a Profª. Me. Drª. Yara Novelli – Mestre em Oceanografia Biológica, pela USP (1970), Doutora em Ciências: Zoologia, pela USP (1976) e Livre-Docente em Oceanografia Biológica, pela USP (1991).

Ela é Professora Sênior da USP desde 1998, onde continua respondendo pelo BIOMA-Centro de Ensino e Informação sobre Zonas Úmidas Costeiras Tropicais, com Ênfase no Ecossistema Manguezal. Membro titular do Comitê Nacional de Zonas Úmidas-CNZU/MMA como representante da Rede MangueMar; Membro Titular no Grupo de Assessoramento Técnico-GAT do Plano de Ação Nacional de Espécies Ameaçadas e de Importância Socioeconômica do Ecossistema Manguezal na Costa Brasileira – PAN Manguezal (CNPT/ICMBio/MMA); Membro do SCC/IUCN Mangrove Specialist Group (IUCN-União para a Conservação da Natureza). Representante titular da Sociedade Civil/CONAMA junto ao Gi-GERCO.

A Profª. Me. Drª Renata Salgado Leme, orientadora da pesquisa, é professora titular da Unisanta, na Graduação da Faculdade de Direito e no Mestrado do Direito da Saúde. É membro da ADVOCACIA SANTANA, LEME & ROEL Advogados Associados, nas áreas Civil, Família e Sucessões, Tributário, Trabalhista, Previdência Social e Acidente do Trabalho, no âmbito consultivo de contencioso. Possui experiência nas áreas de Sociologia Geral e Jurídica, Metodologia Científica, Direito Romano, História do Direito, Filosofia Jurídica, Ciência Política e Direitos Humanos e Fundamentais.

O Dr. Luciano Pereira de Souza é  Doutor em Direito Ambiental Internacional; Mestre em Direito (USP, 2000); Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Saúde da (Unisanta);  Professor visitante da Escola Superior da Advocacia em Santos. Atua na área de Direito Penal Ambiental.