Estão abertas, em primeira convocação,  as inscrições para bolsas de estudo financiadas pela União Europeia (EU), para o ano acadêmico 2018/2019 do Programa Erasmus + Erasmus Mundus Join Masters Degree (EMJMD). Em segunda convocação, os interessados poderão se inscrever para a seleção sem as bolsas financiadas pela UE (EMJMD), de 2 de maio de 2018 a 31 de maio de 2018.

Os detalhes para apresentação das propostas estão no  link: https://wacoma.unibo.it/application.php#how2apply

A Unisanta é receptora do Mestrado Europeu em Gestão de Água e Costas desde 2004 e  tem recebido pesquisadores do Programa, tanto estrangeiros como de outras cidades brasileiras, para pesquisas em seu Laboratório de Ecotoxicologia. Cerca de vinte estiveram na Unisanta  para fazer parte de seus estudos naquele Laboratório e no estuário santista.

A Unisanta também tem enviado seus professores para pesquisas na Europa, dentro desse Programa europeu. Os Profs. Drs. Camilo Dias Seabra Pereira e Augusto Cesar fizeram seu pós-doutoramento em Cádiz, sob a orientação de Tomás Ángel de Valls Casillas. E o dr. Rodrigo Brasil Choueri, atual professor de Mestrado da Unisanta, foi o primeiro aluno a fazer mestrado e doutorado na Europa, pelo Programa Erasmus Mundus, orientado por Augusto Cesar.

Requisitos

Os candidatos devem ter fluência em Inglês e ter um projeto na área proposta. O Programa Erasmus Mundus oferece cerca de 120 programas de mestrados e 40 doutoramentos em diversas áreas. Os bolsistas do Brasil recebem a chamada Bolsa do tipo A, que é integral (1000 Euros mensais por 24 meses), e o pagamento de todas as taxas universitárias durante o curso.

O Erasmus Mundus sofreu mudanças na área de Gerenciamento de Águas Costeiras.  Em vez de abrir a possibilidade de pesquisas em muitos países europeus, os estudos possuem módulos obrigatórios no primeiro ano, concentrados nas Universidades de Bologna, Itália, e Algarve, em Portugal ou Cádiz, Espanha.  Os alunos estudarão no primeiro semestre na Itália e, no segundo, na Espanha ou Portugal. Nos anos seguintes, se dedicarão a suas pesquisas.

Uma das vantagens de se fazer os estudos no Erasmus Mundus é a visão global que o mestrando adquire sobre o tema de sua pesquisa, e o fato de ingressarem bem jovens em uma carreira acadêmica internacional. Formam, logo de início,  uma rede de contato valiosa, que normalmente só teriam anos depois de formados

Interesse mundial

O Erasmus Mundus é uma rede internacional de universidades empenhadas na pesquisa e ensino na área de Gerenciamento Costeiro, que há mais de dez anos integrou a Unisanta em sua rede.

O Gerenciamento Costeiro vem ganhando cada vez mais interesse mundial nos últimos anos, devido à crescente pressão antrópica (do homem) exercida nos ecossistemas costeiros.

No Brasil, a Unisanta solidifica sua vocação como centro de estudos ambientais, costeiros e portuários, por meio de cursos, laboratórios e pesquisas. Seu Laboratório de Ecotoxicologia, além do intercâmbio com pesquisadores europeus e de outros países, faz estudos também  para indústrias, órgãos públicos e pareceres judiciários.