O evento contará com 161 atletas nascidos entre os anos 2009 e 2011, que serão divididos nas categorias pré-mirim, mirim 1 e mirim 2.

Na manhã deste sábado, 27 de abril, o Parque Aquático da Universidade Santa Cecília (Unisanta) receberá atletas de diversos clubes da Baixada Santista para o 5º Festival de Natação Mirim – Dr. Marcelo Teixeira. O evento será realizado na piscina olímpica de 50m da universidade.

Os participantes são atletas nascidos nos anos de 2009, 2010 e 2011, divididos nas categorias Pré-Mirim; Mirim 1 e Mirim 2, respectivamente. Todos irão nadar em até duas provas, porém, é obrigatória a participação na etapa do nado livre para receber a premiação.

Claudio José Rodrigues da Paz, organizador do evento, diz que o Festival tem como objetivo incentivar a base (o início no esporte), fomentar a base e mostrar que todos ganham ao fazer algum esporte. “Essa é uma competição prazerosa, que, ao mesmo tempo, incentiva a criança no esporte e cuida da parte psicológica dela, por não termos 1º, 2º e 3º lugar. Não existe pódio, todos ganham medalhas”

Para o Pró-Reitor Administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira, homenageado com o nome do Festival, o evento desperta nas crianças e familiares a importância do esporte e a revela talentos. “O incentivo à natação é um dos caminhos saudáveis para que fujam das drogas, dos vícios, da violência da sociedade. Que o Parque Aquático Wilson Silva Castro, o Bagdá, seja palco de grandes realizações de sonhos, cada qual no seu limite superando metas e vencendo, independente dos pódios e medalhas, que, por sinal, todas as crianças ganharão, além de muitas guloseimas e mimos! ”.

Estão confirmados os seguintes clubes participantes: Unisanta; Academia Up Fitness; Clube Internacional; Colégio Liceu Santista; Academia CIA. Fitness; Academia Moby Fitness; Adere Registro; Praia Grande; Clube Tumiaru e Prefeitura Itanhaém. Segundo Claudio, os clubes são obrigados a disponibilizar o tempo dos atletas para que sejam separados nas categorias.

Novidade: adaptação

Neste ano, o Festival teve uma novidade: um dia de adaptação. “A criança veio no sábado, dia 13/4, conheceu a piscina e treinou. Para que no dia do evento não haver a possibilidade de ela ficar assustada com o tamanho da piscina e para que, desse modo a experiência seja prazerosa”, conta Claudio.

O 5º Festival de Natação Mirim – Dr. Marcelo Teixeira será comandado pelos professores da natação da Unisanta com os acadêmicos da Faculdade de Educação Física e Esporte (FEFESP), que farão parte da arbitragem do evento.

O Festival – O Festival acontece há quatro anos consecutivos, e, nos anos anteriores, conseguiu reunir cerca de 755 atletas, ao todo.  Em 2015, o primeiro Festival levou 208 nadadores para as piscinas. Em 2016, 191 atletas participaram do evento. No ano de 2017, o número de atletas foi de 196. Na 4ª edição do Festival, em 2018, a Unisanta recebeu 160 desportistas.

Data do Festival: 27/4/2019 (sábado)

Horário: Aquecimento às 9h / Início das provas, 9h30.

Local: Piscina de 50 metros da Universidade Santa Cecília – Rua Oswaldo Cruz, 277- Boqueirão, Santos.