“Aprenda a inovar e cooperar com as  máquinas inteligentes”. Esse é um dos tópicos do tema a ser abordado na abertura da Semana pelo dr. Leopoldo Yoshioka, professor de Inovação em Engenharia na Politécnica.

Na abertura da 12ª Semana da Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), o professor Leopoldo Yoshioka falará sobre o tema “Como se preparar para a Era da Transformação Digital? – Aprendendo a inovar e cooperar com as máquinas inteligentes”. A palestra acontecerá no dia 1º de outubro (segunda-feira), às 19 horas,  no Consistório da Universidade,  e se repetirá no dia 2/10, às 8h,  no Anfiteatro do Bloco E.

O encontro é aberto ao público exceto para as palestras programadas para Salas de Aulas e Consistório (exclusivas para alunos da Unisanta). Inscrições (para público externo): https://bit.ly/2DE1fSI

Yoshioka abordará Inovação, Máquinas Inteligentes e Sociedade 5.0. Explica o engenheiro que desempenhamos muitas tarefas rotineiras hoje, como:  fazer compras no supermercado, agendar horário no dentista, revisar textos, escolher fotos e muitas outras atividades ficarão por conta dos seres cibernéticos, extremamente dedicados.

Biografia

O professor Leopoldo Yoshioka  se formou Engenheiro de Eletrônica pelo  Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA  , em 1984. Em 1988,  tornou-se Mestre em Engenharia Eletrônica pelo Tokyo Institute of Technology, no Japão, e,  em 1991, completou o doutorado no mesmo curso e instituto.

Tornou-se professor Assistente do Department of Information Processing, Tokyo Institute of Technology entre 1991 e 1992 e pesquisador do IEAv/CTA de 1993 e 1995.

Trabalhou como professor adjunto Elegido do Departamento de Eletrônica Aplicada do ITA entre 1993 e 1996 e  como coordenador de Projetos da Divisão de Eletrônica do ITA/FCMF de 1995 e 1996.

Durante 14 anos (1997-2010) atuou como coordenador de P&D da COMPSIS Computadores e Sistemas. Atualmente é Professor Doutor no Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP. Ministra a disciplina de Inovação em Engenharia. As áreas de pesquisa incluem Sistemas Mobilidade Inteligente e Sistemas Embarcados Automotivos.

Cinco anos antes do Google Driverless Car (projeto de carro autônomo do Google) ser lançado, o professor Leopoldo Yoshioka liderou um time de engenheiros brasileiros e desenvolveu um ônibus autônomo utilizando a tecnologia de Guiagem Magnética.

Veja a programação completa da XII Semana de Engenharia da Unisanta:

2ª.feira – 01/outubro

Tema: “Como se preparar para a Era da Transformação Digital –

Aprendendo a Inovar e Cooperar com as Máquinas Inteligentes

Palestrante: Professor Leopoldo Yoshioka

Local: Consistório   Horário: 19h

3ª feira – 02 de outubro

Tema: “Como se preparar para a Era da Transformação Digital?

Aprendendo a Inovar e Cooperar com as Máquinas Inteligentes

Palestrante: Professor Leopoldo Yoshioka

Local: Anfiteatro Bloco E   Horário: 8h

Tema: “Automação de Subestações”

Palestrante: Engenheiro Francisco M. Pires Neto

Local: Consistório  Horário: 19h30

Tema: “Six Sigma e Lean Manufacturing”

Palestrante: Engenheiro Alberto Nakamura – Consultor de negócios RL & Associados

Local: Anfiteatro Bloco E    Horário: 19h30

Tema: “Aplicações da Topografia na Engenharia e o Uso do Drone como Ferramenta Atual”

Palestrante: Engenheiro Marcelo de Lima Zuffo

Local: Sala M-637    Horário: 19h30

Tema: “Fundações profundas na cidade de Santos – Estacas escavadas com fluido estabilizante”

Palestrante: Engenheiro Celso Nogueira Corrêa – ZF & Engenheiros Associados

Local: Sala M-412   Horário:19h

4ªfeira – 03/outubro

Tema: “Sistema de Segurança com Válvulas de Alívio e Vácuo

Palestrante: Ronaldo Lange – Instruval

Local: Consistório   Horário: 9h    Tema: “Bombas”

Palestrante: André Batagin – Gerente Regional da filial de São Paulo da Netzsch do Brasil

Local: Consistório      Horário: 10 horas

Tema: Minicurso “Transporte reativo em sistemas carbonáticos”

Palestrante: Anderson Nascimento

Local: Lab. M-220    Horário: 14h

Tema: Minicurso “Como se portar em uma entrevista de emprego e como deixar seu curriculum mais atrativo?

Responsável: Diretório Acadêmico de Engenharia

Palestrante: CIEE     Horário: 14h – 18h

Tema: Reconstrução da Ponte Pênsil de São Vicente

Palestrante: Rafael Timerman – ENGETI – Consultoria e Engenharia S/S LTDA