O evento é promovido pelo curso de Pós-Graduação lato sensu em Engenharia da Confiabilidade e reunirá profissionais da área. Um dos temas será a   Manutenção Preditiva Instrumentada, que  é uma ferramenta estratégica e conclusiva em suas avaliações pontuais que quantifica quando um componente avaliado deve ser substituído.

Como uma oportunidade de saber mais sobre boas práticas, técnicas e/ou desafios da área, os alunos do curso de Pós-Graduação lato sensu em Engenharia de Confiabilidade da Universidade Santa Cecília (Unisanta)  participarão do 1º Seminário Integrado sobre Engenharia da Confiabilidade.

O evento acontecerá nesta sexta-feira (7), no período da noite, e no sábado (8/6), durante o dia. Reunirá profissionais da área e acadêmicos, que apresentarão trabalhos e equipamentos desenvolvidos durante os cursos de lato sensu (Especialização) e stricto sensu (Mestrado).

As atividades acontecerão das 19h às 22h30, na sexta, e das 08h às 12h e das 13h às 17h, no sábado. Certificados de participação serão emitidos aos alunos e enviados por e-mail.

Programação do 1º Seminário Integrado sobre Engenharia da Confiabilidade

7 de junho (sexta-feira) – local: Consistório

19h00 às 19h30: Credenciamento (confirmar nome e e-mail)

19h30 às 21h00 – Palestra 1: “Práticas de Manutenção Preditiva em tempos de Crise”

Palestrante:  Agostinho Gohei Miyazaki, Técnico Mecânico – Federal de SP/1983; Física – Universidade de SP/1997; Consultor de Serviços na Rolamentos da CBF

Resumo: Os resultados desejados em Manutenção Preditiva podem não ser os melhores quando não se tem uma equipe de alta performance, tecnologias atualizadas e sistemas com conceitos de confiabilidade. Sem perder a visão do mercado de modo realista e buscando a realização de objetivos das empresas, oferecendo e desenvolvendo novos caminhos para a preditiva no Brasil.

21h00 às 22h30 – Palestra 2: “Gerenciamento da Manutenção via KPI’s”

Palestrante: Marcelo Andrade de Freitas, Gerente de Manutenção do Grupo UNIPAR (Carbocloro – Cubatão/ Indupa – Santo André), responsável pelas áreas de Manutenção, Facilities/ Confiabilidade, Inspeção e Almoxarifados

Resumo: Boas práticas e lições de SSMA; Controle de DGF “custos fixos e variáveis”; Atendimento a programação mensal (Corretivas/ Preventivas/ Preditivas); Planejamento, programação e atendimento ao plano de Inspeção “NR13”.

  • 8 de junho (sábado)

08h00 às 08h30: Credenciamento (confirmar nome e e-mail)

08h30 às 10h00 – Palestra 3: “Aumento da disponibilidade das correias transportadoras da Granulação e Superfosfatos”

Palestrante:  André Gandarillas, Engº Eletricista, Engº de Confiabilidade

Resumo: Na unidade da Copebrás  em Cubatão, estavam ocorrendo diversas paradas corretivas das correias transportadoras das unidades de Granulação e Superfosfatos. Tanto as correias de alimentação de rocha (entrada), como as correias do processo e de saída de produtos, contribuindo para o não atingimento das metas de produção orçadas destas unidades.

De dez/17 a nov/18,  as unidades de granulação e super pararam por 551 horas,  devido às correias, totalizando um prejuízo anual de US$ 1.281.760,00. Devido a  esse excesso de horas paradas, sua reincidência (problema crônico) e a falta de comprovação das causas, aplicamos o filtro de metodologias constante no Modelo de Gestão Cmoc,  e a metodologia que melhor sua adequou para o tratamento do problema foi o LSS utilizando o método DMAIC.

10h00 às 10h30: Intervalo (15 minutos)

10h30 às 12h00 – Palestra 4: “Termografia: Uma Tecnologia para Medição de Temperatura a distância! ”

Palestrante: Fabio Rodrigues, Engenheiro, Diretor da TEMEX Brasil

Resumo: Detalhamento Físico da tecnologia termográfica e suas Aplicações em diversas áreas, com demonstrações em equipamentos.

12h00 às 13h00: Intervalo (1 hora almoço)

13h00 às 13h30: Credenciamento (confirmar nome e e-mail)

13h30 às 15h00 – Palestra 5: “Equipamentos de Análise de Confiabilidade para Manutenção Preditiva Instrumentada”.

Palestrante: Agostinho Gohei Miyazaki, Técnico Mecânico – Federal de SP/1983; Física – Universidade de SP/1997; Consultor de Serviços na Rolamentos da CBF.

Resumo: Manutenção Preditiva Instrumentada é uma ferramenta estratégica e conclusiva em suas avaliações pontuais que quantifica quando um componente avaliado deve ser substituído. O profissional treinado e capacitado a trabalhar com Ferramentas/equipamentos de análise de vibração, Termográfica e análise de óleo, consegue oferecer uma melhor previsão de quanto tempo este componente/máquina pode continuar operando. Nesta atividade,  os participantes verão como funciona um um coletor de dados Falcon e alguns acessórios como sensores convencionais para inspeções e medições remotas.

15h00 às 15h30: Intervalo (15 minutos)

15h30 às 17h00 – Palestra 6: “Aplicação de Métodos Estatísticos com Apoio da Lógica Paraconsistente para o Estudo de Caso da Confiabilidade de Ativos Industriais”.

Palestrante: Daniele Aline Pessoa da Rocha, curso de Engenharia de Telecomunicações UNIBH 2006, especialista em Engenharia Portuária UFRJ 2008 e mestre em Engenharia Mecânica UNISANTA 2019. Profissional com experiência em Engenharia de Confiabilidade e desenvolvimento de projetos Green Belt/Seis Sigmas.

Resumo: Para caracterizar o comportamento dos dados de vida de um ativo, são empregadas distribuições de probabilidade, como a distribuição Weibull, e assim descrever condições que indicam a probabilidade de falha ou a confiabilidade de um determinado ativo. Entretanto, usualmente não apenas a quantidade de dados disponíveis é pequena como também representatividade e/ou qualidade destes dados é limitada, condições que comprometem a veracidade da análise efetuada.

Por isso, neste trabalho, foram analisados dados obtidos de ativos de uma planta industrial, empregando-se o modelo de Weibull. A probabilidade de falha P(x) dos ativos foi quantificada através dos métodos de KaplanMeier, Johnson e Bernard e determinou-se para cada ativo e conjunto de dados a variação dos parâmetros do modelo de Weibull. Posteriormente, empregou-se os conceitos da lógica paraconsistente anotada com anotação de 2 valores (LPA2v), para determinar o nível de incertezas ou contradições, considerando duas fontes de dados (manual e automatizada) de um dos ativos analisados.

Os resultados apresentados pelas duas fontes  demonstraram um comportamento dos dados de vida semelhantes e um nível baixo de contradição, contudo a fonte de dados automatizada apresentou uma maior correlação das suas amostras do que a fonte de dados manual.