Séries e filmes que todo Arquiteto precisa assistir

969

A arquitetura e o cinema são ramos completamente diferentes, mas possuem uma paixão em comum: impressionar as pessoas através de visuais e histórias. Ambos fazem coisas que tiram nosso fôlego e nos deixam impressionados; enquanto o cinema produz filmes e séries, a arquitetura projeta e constrói ambientes.

Que tal juntar essas duas áreas ricas em arte? Separamos filmes e séries que falam sobre arquitetura ou que, de alguma forma, podem ampliar nosso conhecimento e divertir:

  1. Abstract: The Art Of Design (2017)

Fonte: Google Imagens

A série original documental da Netflix conta a história de 8 designers de diferentes áreas, desde fotógrafo até designer gráfico, mostrando suas inspirações e inovações.

O quarto episódio é focado no arquiteto Bjarke Ingels, conhecido pelas suas criações que fogem da arquitetura tradicional e possuem ideias de sustentabilidade, como uma usina sustentável com uma pista de esqui no telhado.

  1. Tempo de recomeçar (2001)

Fonte: Google Imagens

George Monroe (Kevin Kline) é um arquiteto de meia idade que descobre que está com câncer em fase terminal. Tendo pouco tempo de vida, George resolve aproveitar o tempo para se aproximar de seu filho rebelde Sam (Hayden Christense) e fazer as pazes com Robin (Kristin Scott Thomas), sua ex-esposa. Ao mesmo tempo, ele decide construir uma casa para deixar como herança para Sam.

  1. Oscar Niemeyer – A vida é um sopro (2007)


Fonte: Google Imagens

O filme relata a trajetória de vida de Oscar Niemeyer, maior nome da arquitetura moderna brasileira.

O arquiteto conta como realizou seus principais projetos e revolucionou a Arquitetura Moderna, com técnicas de linha curva e a utilização do concreto armado. Também fala sobre sua vida e seus ideais políticos.

Apesar do filme só ter sido lançado em 2007, as suas filmagens foram iniciadas em 1998 e conta com depoimentos de diversas personalidades importantes, como o escritor José Saramago, o compositor Chico Buarque e o ex-presidente de Portugal, Mário Soares.

  1. A origem (2010)

Fonte: Google Imagens

Essa ficção científica dirigida por Christopher Nolan, mostra a história de Dom Cobb (Leonardo DiCaprio), um ladrão que consegue informações do inconsciente das pessoas durante o sonho, através de técnicas de espionagem. Para que a pessoa espionada sinta vontade de revelar as informações e segredos, o cenário do sonho precisa estar em conformidade com a realidade. Assim, entra Ariadne (Ellen Page), uma estudante de arquitetura contratada por Cobb para compor a arquitetura dos sonhos.

O filme conta com imagens surrealistas, pois, como se trata de um sonho, a arquitetura não se prende a regras ou leis da física.

  1. O arquiteto (2016)

Fonte: Google Imagens

O filme apresenta uma sátira bem-humorada do arquiteto e mostra a relação do profissional com o cliente.

O arquiteto modernista Miles Moss (James Frain) é contratado por Colin (Eric McCormack) e Drew (Parker Posey) para construir a casa que estes sempre sonharam. Mas ao longo da comédia, ele começa a construir a sua casa dos sonhos ao invés da do casal.

Apesar de mostrar uma figura egocêntrica e descompromissada, também mostra um lado mais humano do profissional, por exemplo, quando diz: “Como um arquiteto, eu tenho o dever de transformar esperanças e sonhos em madeira, vidro, aço e concreto”.

  1. Arquitetos Brasileiros (2016)

Fonte: Google Imagens

Em colaboração com a Aiuê Produtora, o Arte 1 traça o perfil de diversos profissionais consagrados da arquitetura brasileira de diferentes gerações. Mostra a trajetória, as referências e o processo criativo de cada um, além de contar com depoimentos dos próprios arquitetos e entrevistas com especialistas que detalham algumas obras.

Na primeira temporada, são retratados: Marcos Acayaba, Marcelo Ferraz, Ruy Ohtake, Rosa Klias, Siegbert Zanettini, Marcio Kogan, Indio Da Costa, Carlos Bratke, Roberto Loeb, Mauro Munhoz, entre outros.

  1. NOVA: Ground Zero Supertower (2013)

Fonte: Google Imagens

O documentário examina a construção do One World Trade Center, o novo arranha-céu que foi construído no lugar das Torres Gêmeas após os ataques de 11 de setembro de 2001, com uma história épica de inovação e perseverança. Mostra a construção dos últimos andares da torre e sua instalação.

Também mostra a construção do Memorial e Museu Nacional do 11 de setembro e as dificuldades dos engenheiros e arquitetos que trabalharam lá. 

  1. Minimalism: A Documentary About The Important Things (2015)

Fonte: Google Imagens

Esse documentário da Netflix entrevista pessoas que acreditam que bens materiais não trazem felicidade e aborda uma questão importante: menos é mais?

Mostra uma perspectiva única e um caminho novo para aqueles que querem fazer mudanças nos seus hábitos diários, como alimentação e compras, e faz com que a pessoa reflita sobre a vida e as experiências, em vez de só consumir. 

  1. Grand Designs (1999)

Fonte: Google Imagens

A série britânica que estreou em 1999 mostra o apresentador Kevin McCloud acompanhando pessoas que constroem suas próprias casas, desde os processos de concepção e construção (que contam com qualidades arquitetônicas fenomenais), como também o esforço das famílias para conseguirem realizar estas obras.

No começo de cada episódio, McCloud encontra os clientes para saber seus objetivos, visitar o terreno e, assim, apresentar o projeto em vídeos tridimensionais; durante a obra, ele faz algumas visitas para ver como está o andamento; no final, faz mais uma visita após a conclusão da obra para ver como ficou.

  1. Metrópolis (1927)

Fonte: Google Imagens

O filme alemão de ficção científica foi considerado, na época, a mais cara produção filmada na Europa, e é considerado por especialistas um dos grandes expoentes do expressionismo alemão.

O longa se passa no ano de 2026, onde a população mundial é dividida em duas classes: a elite, que vive na superfície, e a classe operária, que vive nos subterrâneos e é controlada por máquinas. No meio desse cenário, o filho do criador de Metrópolis se apaixona por uma líder operária, causando uma grande revolta nos trabalhadores.