Perfil profissional: como encontrar o seu

318

Todo mundo tem um conjunto de características que são aplicadas tanto no trabalho quanto na vida pessoal, por exemplo, ser ágil em situações de estresse. Isto é o seu perfil profissional.

Para quem nunca trabalhou ou prestou atenção nisso, pode ser muito difícil saber qual é o seu perfil. Por isso, neste post vamos ajudar você a encontrar o seu perfil profissional!

O ponto inicial para saber seu perfil e também poder crescer em qualquer emprego é se autoconhecer. Você pode analisar quais são seus objetivos profissionais, o que é importante dentro de uma empresa, seus valores e muito mais.

Uma boa maneira de iniciar o processo de autoconhecimento é se observar quando for realizar um trabalho, pode ser até o da faculdade! Veja o processo que seguiu, seu comportamento ao interagir com outras pessoas do grupo ou quando algo deu errado.

Outro jeito é pedir para que outra pessoa, como o colega do trabalho, observe você e indique seus pontos negativos e positivos. A internet também está recheada de avaliações vocacionais e testes de comportamento, feitos por profissionais!

É óbvio que cada pessoa tem uma personalidade diferente e seus próprios valores, mas algumas dessas características podem ser agrupadas dentro do ambiente de trabalho. Os principais tipos de perfis profissionais são:

Cooperativo: é aquele que gosta e tem facilidade de trabalhar em equipe. Além disso, são profissionais dinâmicos que se adaptam a qualquer ambiente e dão suporte aos seus colegas, dividindo tarefas e dando feedback.

Comunicador: é o profissional que se destaca por estabelecer boas relações com todos os membros da equipe e tem grande poder de persuasão. Seu diferencial é ser ágil e ter facilidade para entender e esclarecer situações de conflito.

Executor: sabe aquela pessoa que sempre tira os projetos do papel e coloca em prática? É o executor! O profissional que é competitivo sempre consegue contornar os desafios e as dificuldades do ambiente de trabalho.

Analista: esse profissional é descrito como detalhista, responsável e organizado. É aquele que tem controle do fluxo de trabalho e processos feitos na empresa, sempre querendo que tudo seja feito da melhor maneira possível.

Após saber qual é o seu perfil profissional, também preste atenção no seu currículo, pois muitas empresas, antes de contratarem, checam como você se descreve. É importante elaborar um texto de apresentação simples, mas de qualidade. Pode falar como você vai agregar valor à empresa, citar conquistas e especialidades, mas não deve mentir ou abusar de elogios apenas para agradar.