Diferença entre trainee e estágio

564

Você sabia que muitas vezes as pessoas usam as palavras “estágio” e “trainee” como sinônimas? Mas, apesar de terem suas semelhanças, como os processos seletivos com entrevistas e o foco em contratar jovens, esses dois programas são completamente diferentes!

Neste post, vamos apresentar a diferença entre trainee e estágio.

Primeiramente, o programa de estágio, remunerado ou não, é para alunos de graduação e pode ser considerado a porta para o mercado de trabalho. Dentro da empresa, o estudante vai exercer funções que tenham relação com a sua área de estudo.

Algumas características do estágio são a jornada máxima de 6 horas diárias, duração de até dois anos de contrato (em alguns lugares, pode ter a chance de ser efetivado) e direito ao recesso de trinta dias.

Já o programa de trainee recruta profissionais recém-formados para desenvolverem suas habilidades e atuarem como todos os funcionários registrados da empresa, porém passando por um treinamento para se adaptar.

Diferente do contrato de estágio, o trainee não possui um prazo para terminar. Geralmente esse prazo dura de dois a três anos, mas cabe ao chefe decidir se o programa vai continuar ou se o estagiário será efetivado.

Como foi falado, os trainees são como os funcionários que já trabalham na empresa e também têm os mesmos benefícios, como direito a férias e décimo terceiro salário.

Fazer um estágio, quando você está na faculdade, é uma ótima experiência para ganhar conhecimento na sua área de atuação, além disso, pode dar a você um diferencial num processo seletivo de trainee!