Filmes sobre o universo da Engenharia não são muito comuns, não tanto como os que têm o Direito como enredo principal, por exemplo. Porém, selecionamos 19 filmes que trazem lições ou conceitos interessantes para você que é daqueles que curtem números, manjam de exatas mais que qualquer outra coisa e pretende fazer Engenharia ou já se jogou de cabeça no curso.

1. Tempos Modernos: Um dos filmes mais famosos de Charles Chaplin, Tempos Modernos é um filme com forte viés crítico a que todo engenheiro de produção deveria assistir. O filme mostra bem as ideias do engenheiro Frederick Taylor, que foram usadas depois de Henry Ford, considerado o primeiro a implantar um sistema de produção em série.

2. 2001 – Uma Odisseia no Espaço: O filme é interessante para quem deseja Engenharia da Computação. Ele lida com elementos de tecnologia, tais como efeitos de projeção frontal, técnicas de fotografia Slit-scan e inteligência artificial.

3. Jovem Einstein: O jovem Einstein vive na Tasmânia e um dia descobre a teoria da relatividade ao fazer bolhas para a cerveja de seu pai. O filme traz conceitos de física que podem ser usados nos dois primeiros anos do curso de engenharia, o ciclo fundamental.

4. Apollo 13: O filme que narra a história verídica da missão Apollo 13, da NASA, traz a essência da engenharia, com aplicação dos conceitos da física, o trabalho em equipe, a criatividade a construção do novo e a sua reconstrução em circunstâncias emergenciais.

5. Revolution OS: O documentário discute software livre, GNU/Linux, Unix e a cultura hacker, temas muitos presentes nos cursos de engenharia da computação.

6. Apollo 18: O filme de ficção científica conta a história de uma missão que levou o homem à Lua para coletar amostras, estudar a força da gravidade, o clima e o solo desse astro, entre outras Para isso, o longa utiliza conceitos de física (ação da gravidade), Engenharia Civil e Mecânica (a partir da estrutura da nave) e Engenharia Química (com as amostras coletadas). Há também conceitos de Engenharia Eletrônica, de controle e automação e de computação utilizados nos sistemas embarcados, sistemas autônomos e computador de bordo.

7. Piratas do Vale do Silício: Um filme que retrata como Bill Gates e Steve Jobs, co-fundadores da Microsoft e da Apple, mudaram a forma de as pessoas se comunicaram a partir de duas das maiores empresas de informática do mundo. Conceitos importantes de Engenharia são representados, como empreendedorismo, administração, economia e gestão de negócios, telecomunicações, Engenharia Elétrica, sistemas operacionais, design de sistemas e produto e também programação.

8. A Rede Social: O filme conta a história do surgimento do Facebook e seus desdobramentos. É um filme interessante para quem é da área de Engenharia de Computação, com conceitos importantes de administração, economia, gestão de negócios, sistemas operacionais, programação, segurança da informação.

9. Armageddon: Técnicas de Engenharia Civil, Mecânica e Aeronáutica são o destaque do filme que conta a história de uma equipe enviada para destruir um asteroide que pode acabar com a vida no planeta.

10. Minority Report: As engenharias de Computação e Eletrônica são destaque do filme que traz conceitos de design de carros do futuro, sistemas de biometria com scanners de retina e pequenas mídias de armazenamento.

11. A Teoria de Tudo: O filme é baseado na biografia de Stephen Hawking, um dos maiores astrofísicos da atualidade, e mostra como o jovem fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos de idade.

12. O Jogo da Imitação: Foi durante a 2ª. Guerra Mundial que o governo britânico montou uma equipe que tinha por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usavam para enviar mensagens aos submarinos daquela época. Um de seus integrantes é Alan Turing, um matemático de 27 anos de idade. Estritamente lógico e focado no trabalho, tem problemas de relacionamento com praticamente todos que o rodeiam. Não leva muito tempo para que Turing, apesar de sua intransigência, lidere uma equipe. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma, tudo isso em apenas 18 horas, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas. Entretanto, para que o projeto dê certo, Turing terá que aprender a trabalhar em equipe e tem Joan Clarke como sua grande incentivadora. Criptoanalista, matemático e filósofo britânico, Alan Mathison Turing viveu entre os anos de 1912 a 1954 e é hoje considerado um dos precursores da computação moderna.

13. A Invenção de Hugo Cabret: O filme acompanha a vida do órfão Hugo Cabret, de 12 anos, enquanto ele tenta completar o trabalho de seu pai de construir um autômato. A aventura de Hugo tem vários aspectos mecânicos de encher os olhos.

14. Quebrando a Banca: Filme baseado em uma história real de um grupo de estudantes do MIT, um dos maiores centros de conhecimento do mundo. Liderado por um professor, esse grupo de estudantes, selecionados pela sua performance na aula de Cálculo, aprendem a contar cartas em um jogo de cassino chamado 21 ou Blackjack e descobrem em Las Vegas um meio de ganhar dinheiro.

15. Os Pilares da Terra: Baseada no best-seller homônimo de Ken Follet, Pilares da Terra é uma minissérie de 8 episódios feita pela Starz, também disponível no formato de 3 filmes. A história aborda as dificuldades e os jogos de poder em torno da construção de uma catedral na cidade inglesa de Kingsbridge, durante o século 12, abordando principalmente conceitos da Engenharia Civil.

16. Elevado 3.5: Este documentário brasileiro mostra o cotidiano das pessoas que vivem em torno do Minhocão, em São Paulo. Na época em que foi construído, o elevado era a maior obra em concreto armado da América Latina. O filme traz uma reflexão sobre como as grandes construções afetam as cidades e a população que vive nelas.

17. A ponte do Rio Kwai: Um clássico de 1967. Mostra um grupo de prisioneiros britânicos, durante a Segunda Guerra Mundial, obrigados a construir uma ponte para a passagem de trens sobre o Rio Kwai, na Tailândia. Traz lições sobre liderança e planejamento em situações com poucos recursos disponíveis.

18. Perdido em Marte: Imagine ser a única pessoa presa em um planeta isolado, sem qualquer prospecção ou chance de ser resgatado? Pois é. O filme é uma lição de persistência e estratégia para o astronauta fugir de uma situação extremamente complicada. Para os engenheiros civis, há o ensino da criatividade para a resolução de problemas, utilizando ferramentas e dispositivos que estão disponíveis, além de diferentes materiais. É também uma lição do que um engenheiro deve fazer quando confrontado com desafios e dificuldades.

19. Primer: Aaron e Abe são dois jovens engenheiros que realizam experiências científicas em uma garagem. O projeto mais recente em que estão trabalhando é um dispositivo que reduz o peso de um objeto em seu interior, ao bloquear a força da gravidade. A experiência faz com que a dupla realize uma descoberta que pode fazer com eles tenham tudo o que quiserem.

 

Texto: Iska Digital