A XVI edição do Encontro Anual do Programa de Incentivo à Leitura – Proler/Baixada Santista, da Universidade Santa Cecília – Unisanta, será realizada nos dias 24 e 25 de outubro, no auditório do Bloco E, da Universidade, que fica na Rua Cesário Mota, 8. A abertura do evento acontecerá às 9h do dia 24, com as presenças da reitora da Universidade Santa Cecília, Profª. Drª Sílvia Ângela Teixeira Penteado, da diretora-presidente, Profª. Drª. Lúcia Maria Teixeira Furlani, da coordenadora do Proler/BS – Unisanta, Prof.ª Conceição Dante e de dirigentes de Ensino e Secretários da Educação e Cultura da Baixada Santista.

No mesmo dia, às 10h30, haverá a entrega dos Troféus Escreler e Proler. Encerrando a programação do dia, às 14h, acontecerá a mesa – redonda sobre Políticas públicas para letramento, a cargo do Prof. Artarxerxes Tiago Tácito Modesto, graduado em Letras e doutor em Língua Portuguesa pela USP. Participam as  professoras Nazareth dos Santos Gomes, pós-graduada em Gestão Curricular; Maria do Carmo Gonzalez Borges, orientadora educacional, mestre em Educação e pós-graduada em Psicopedagogia e Educação Brasileira; Maraleia Menezes de Lima, bibliotecária graduada, pós-graduada em Planejamento, Implementação e Gestão.

No dia 25, às 8h30, haverá a palestra Novas tecnologias e Educação, com Ari Brito, professor de Comunicação e Marketing, especialista em Neuropsicologia. Às 13h30, José Xavier Cortez, fundador da Cortez Editora e Livraria, graduado em Economia, falará sobre Rodas de conversa: A Leitura, o livro e o editor.

Minicursos

Os participantes poderão escolher um minicurso para participar. Todos os minicursos serão no dia 25, das 15h às 17h. As opções são:

O papel do educador brinquedista na brinquedoteca – Helen Pereira Quintela, professora alfabetizadora, graduada em Pedagogia, pós-graduada em Educação Infantil e Psicopedagogia Institucional. Especialização pela Associação Brasileira de Brinquedoteca de São Paulo e em Dislexia pela ABD.

Objetos e histórias – a importância dos objetos na contação de histórias – Eliana Greco Ilário, contadora de histórias, atriz e promotora de leitura. Atua caracterizada, interagindo com o público com parlendas, músicas e dobraduras.

O projeto de si mesmo – Mônica Amorim, formada em Letras e Pedagogia, escreve no Blog Estripitize-se, autora do livro “A nuvem Vermelha”.

A magia do contar – Márcia Guedes de Amorim, coordenadora de literatura da Secretaria de Cultura de Guarujá, idealizadora e contadora de histórias do Projeto Mania de Leitura, professora, escritora e membro atuante do Proler/BS-Unisanta.

Prevenção também se ensina – diversidade sexual – Luciana Celiberto G. Fernandes, professora, graduada em Ciências Biológicas e pós-graduada em Gestão Escolar, e Paulo Garcez Fernandez, professor, graduado em Ciências Biológicas e escritor.

O evento é realizado pelo Proler/BS – Unisanta, Fundação Biblioteca Nacional e Universidade Santa Cecília.