Além das palestras, no dia 15, às 19 horas, serão abertas duas exposições, no Centro Português: “Os Construtores do Brasil”, de painéis fotográficos, e “Macau, uma História de Sucesso”.

Palestras, exposições e concurso literário estão entre as atrações da XXX Convenção Internacional do Elos Clube, que será realizada de 14 a 18 deste mês, em Santos. O evento, promovido pelo Elos Internacional da Comunidade Lusíada e pelo Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, tem apoio da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

As atividades serão realizadas no Centro Português, na Rua Amador Bueno, 188, centro, com entrada franca. A sessão solene de abertura será às 20 horas do dia 14 (quarta-feira), a cargo do presidente internacional do Elos, José Ângelo Lobo do Amaral. Em seguida, haverá palestra sobre elismo e a cultura luso-brasileira.

Dia 15 – quinta – palestras e exposições

8h30 –Plenária. Constituição de Comissões para análise de teses e proposições. comunicações, propostas e recomendações. Formação da mesa de Honra e Oração Elista. Entoação do Hino do Elos Internacional da Comunidade Lusíada.

9h – Tema: “Eduardo Dias Coelho: Um homem à frente do seu tempo”. Autor: Dr. Modesto de Carvalho Pereira.

9h30 – Teses, comunicações, propostas e recomendações. Indicação da Comissão de Teses. Palavra aberta para as defesas de teses e sugestões para o movimento elista.

11h30 – Conclusões sobre as teses apresentadas.

12h30 – almoço livre.

15h – Palestra – “A Escola e a Língua Portuguesa Ontem, Hoje e Amanhã”. Autor: Dr. João Batista Oliveira.

15h45 – “Organização jurídica dos clubes, propostas para normatização de atos e constituição de células elistas e novos clubes. Novas formas de divulgação e propagação da filosofia elista. Autor: Dr. José Roberto Frutuoso

17h – Relatório e prestação de contas da gestão 2013-2015 para análise e discussão. Recebimento das candidaturas para sediar a próxima Convenção Internacional, em outubro de 2017.

17h30 -Encerramento com apresentação do Rancho Folclórico Verde Gaio, do Centro Cultural Português.

Mostras Construtores do Brasil e Macau

Além das palestras, no dia 15, às 19 horas, serão abertas duas exposições, no Centro Português. A mostra “Os Construtores do Brasil”, de painéis fotográficos, permanecerá aberta até 25 de outubro, das 9 às 19 horas, no Salão Camoniano.

A  exposição  “Macau- uma História de Sucesso” ocorrerá no dia 15, comemorativa ao 15º aniversário da Região Administrativa Especial de Macay. Na oportunidade, será apresentado o álbum fotográfico “Macau- Festas e Festividades”. As mostras permanecerão abertas das 9 às 19 horas, até dia 25/10.

18h – Visita oficial a Câmara Municipal de Santos.

Dia 16, sexta-feira

9h – Assembleia Jurídico Administrativa. Escolha do Presidente e Secretário da Assembleia. Apresentação de Relatório e Prestação de Contas da Gestão 2013-2015. Serão analisadas  propostas de Alteração Estatutária e Constituição Elista e haverá a eleição e e posse de Presidente, Vice-Presidente, Secretário geral, Conselho Fiscal e Internacional, Conselho Superior Consultivo para a Gestão 2015-2017.

Na oportunidade, os presentes analisarão proposta para alterar o valor  de mensalidades de taxas  destinadas a manutenção do Elos Internacional.

Elaboração e assinatura, pelos presentes da CARTA DE SANTOS, contendo Resoluções tomadas na Convenção Internacional. Apresentação do Coral da Alfândega de Santos.

13h – Almoço.

14h30 – Abertura solene da Conferência Temática da Comissão dos Países da Língua Portuguesa (CPLP).

18h – Encerramento: apresentação musical de país lusófono.

21h – Jantar Festivo

Serão homenageados com a Medalha Eduardo Dias Coelho autoridades civis e elistas que contribuem para o fortalecimento do Elismo

Quarto dia – sábado – 17/10/2015

10h- Reunião informal para conhecimento da sede e do: Centro de Documentação e Memória Elista (Rua XV de Novembro, 20, sala 40, Centro, Santos, sede do Elos Internacional da Comunidade Lusíada.

12h – Encerramento da 30ª Convenção Internacional do Elos Internacional da Comunidade Lusíada.

13h- Almoço no Centro Histórico de Santos.

No domingo, 18/10, haverá passeios turísticos por cidades da região.

digitalizar0002