“Falar de Pagu é também falar de todos que acreditam no poder da transformação da palavra, da arte e da cultura, que nós podemos mudar tudo com nossas ações”, afirma a escritora Lúcia Maria Teixeira Furlani. Foi com esse objetivo que foi lançado, dia 18/5, na Universidade Santa Cecília, o Centro UNISANTA de Estudos Pagu (CEP) e o site www.pagu.com.br. Durante o evento também foi realizado o lançamento do livro Autobiografia Precoce de Patrícia Galvão, da editora Agir.

De acordo com Lúcia, presidente do CEP e da UNISANTA, o Centro de Estudos é um espaço de fomento à cultura e de preservação da memória histórica de Patrícia Galvão. A abertura do espaço está programada para o segundo semestre, integrando outras atividades que já funcionam na UNISANTA, como: Teatro Experimental de Pesquisa, Proler, Santa in Concert e Cineclube Lanterna Mágica.

“O resgate da memória de Patrícia Galvão, iniciado pela UNISANTA há dezessete anos, abrange inúmeras iniciativas e promoções culturais, como parte de extenso trabalho de preservação e difusão da cultura brasileira, que a Universidade efetua no ensino, na pesquisa e na extensão, desde que a instituição foi criada”.

O novo centro de estudos e debates promoverá eventos nas áreas das artes plásticas, literatura, teatro, cinema, música e audiovisuais, além de promover, anualmente, a Semana Pagu, com eventos e temáticas de experimentação e de vanguarda.

Coordenador do Centro de Estudos e do site (www.pagu.com) e filho de Patrícia Galvão com Geraldo Ferraz, o jornalista Geraldo Galvão Ferraz veio ao Brasil de NY muito entusiasmado com a idéia do site. “Era um sonho que hoje se torna realidade”, disse o jornalista, durante o evento. “Fizemos o site para dar uma resposta rápida e acessível para as pessoas que querem saber de sobre Pagu”, conclui.

”Pagu é uma lenda. Mas por trás do mito da revolucionária, feminista, militante política e ativista intelectual, existe uma mulher de verdade, Patrícia Galvão, que viveu de 1910 a 1962, sobre a qual se conhece pouco”.

Na oportunidade, Ferraz lançou oficialmente também o livro Paixão Pagu, Autobiografia Precoce, de Patrícia Galvão, da Editora Agir. ‘‘A obra nasceu de uma carta de amor escrita por Pagu ao meu pai, que eu resolvi publicar’’.

Homenagens – A performance teatral Pagu olhos de fazer doer, coordenada pelo professor Gilson de Melo Barros e desenvolvida por alunos do curso de Educação Artística que integram o Teatro Experimental de Pesquisa (TEP), abriu a noite de lançamentos. O texto é extraído do Trabalho de Conclusão de Curso(TCC) de Luana Barssoloti, de Educação Artística. O público pode ver ainda, alguns quadros da exposição Croquis de Pagu e a mostra de desenhos e charges dos cartunistas Bar e Da Costa, professores da Faculdade de Artes e Comunicação.

Durante o evento também foram homenageadas várias personalidades e instituições que apóiam a cultura, entre elas Carlos Pinto, Secretário da Cultura de Santos, a família de Patrícia Galvão, através de Geraldo e da jornalista Maria Estela Galvão, Maria Zilda da Cruz, da Academia Feminina de Letras, o maestro Gilberto Mendes, o produtor cultural Toninho Dantas, Carolina Ramos, do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, Conceição Neves Gmeiner, da Academia Santista de Letras, a jornalista Elcira Nuñnes y Nuñez, do Jornal A Tribuna, e os funcionários da UNISANTA responsáveis pela elaboração do site, Floriana Nascimento, Marcelo Santana e Renato Duarte.