O evento começou nesta terça-feira, 30/4, no Museu Pelé. Na Unisanta, arquitetos abordarão, no dia 8/5, temas relativos à habitação e ao centro histórico, sua relação e discussão de estratégias para a implementação de unidades habitacionais nesta região da cidade.

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) será uma das Universidades que sediarão a II Jornada Santista do Patrimônio Histórico, que começou nesta terça-feira, 30 de abril, com a mostra de Trabalhos Finais de Graduação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Pós-Graduação em Restauro do Patrimônio Arquitetônico, no Museu Pelé, em Santos, permanecendo neste local até o dia 9 de maio. No dia seguinte à exposição, irá para o Teatro Guarany e, em seguida, para a Câmara Municipal de Santos.

A Jornada, que acontece até 10 de maio, tem como objetivo divulgar a produção acadêmica, trazendo uma reflexão sobre as inúmeras possibilidades de recuperação e preservação do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Santista. O evento congrega todas as Faculdades de Arquitetura e Urbanismo da região, que receberão palestras de diferentes temas.

A Universidade Santa Cecília participará da exposição de projetos com os seguintes trabalhos: “Fazenda Vertical – um uso para a Hospedaria dos Imigrantes”, da arquiteta Aryanne Santos de Freitas; “Centro Cultural e de Lazer Cadeia Velha”, da arquiteta Larissa da Conceição Corrêa; “Habitação social no Centro Histórico de Santos – Locação social para a população moradora de cortiço”, com a arquiteta Nathália de Oliveira Almeida; e “Projeto de revitalização da área central e do Porto do Valongo em Santos”, do arquiteto Vinicius Ferreira Correia. Dentre os organizadores, há docentes da instituição.

A Unisanta receberá, no dia 8 de maio, às 19h, uma mesa-redonda sobre o tema “Habitação e Patrimônio Histórico”, que contará com a coordenação do arquiteto Ms. Pierre França Corrêa. Estarão presentes como convidados a arquiteta e doutora Rosana Denaldi – Professora Associada da Universidade Federal do ABC, vinculada ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas e ao Programa de Mestrado e Doutorado em Planejamento e Gestão do Território (UFABC); a arquiteta e doutora Andrea Ribeiro Gomes, professora titular da Unisanta com pós-doutorado na área de Planejamento e Gestão do Território; e o engenheiro Júlio Eduardo dos Santos, Secretário de Desenvolvimento Urbano de Santos (SEDURB).

Ao longo da Jornada, estarão expostos trabalhos selecionados pelas próprias universidades, que trazem a restauração de edifícios, tombados e/ou classificados com nível de proteção, abordando em seus trabalhos questões como a preservação do centro histórico e a revitalização de áreas urbanas como praças, logradouros, conjuntos arquitetônicos e edifícios isolados.
Além de promover a discussão de políticas públicas, o evento busca estimular futuros profissionais e conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação da sua memória.

A mesa de encerramento, com o tema “Intervenções Urbanas em Centros Históricos”, acontecerá no dia 10 de maio (sexta-feira), às 19h, no Teatro Guarany, e contará com a participação do arquiteto e doutor Nabil Georges Bonduki. Ele é professor titular de Planejamento Urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).

O Teatro Guarany fica localizado na Praça dos Andradas, nº 100, no Centro de Santos, e a II Jornada Santista do Patrimônio Histórico tem o apoio da Secretaria de Turismo de Santos – SETUR. O evento é gratuito.