A Faculdade de Educação Física e Esportes (FEFESP), da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), é citada no livro Boas Ondas, de autoria do renomado surfista Rico de Souza. Obra inédita no mercado editorial brasileiro, a publicação enfoca a modalidade em seu múltiplos aspectos, constituindo-se em algo indispensável tanto para iniciantes como para os mais tarimbados no assunto. O livro é editado pela Ediouro e acaba de ser lançado.
Rico de Souza, um dos primeiros a conquistar o título de campeão brasileiro de surf, no capítulo 3 do seu livro (O surf chega ao Brasil), destaca que a primeira prancha nacional teria sido feita por Osmar Gonçalves, em Santos. “Em depoimento aos alunos da Faculdade de Educação Física e Esportes (FEFESP), da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Osmar revelou que, entre dezembro de 1938 e janeiro de 1939, ele e o amigo João Roberto Suplicy Haffers, o Jua, construíram uma prancha de 12 pés (três metros e 60 centímetros) e 80 quilos, com a qual surfaram por cerca de seis anos aproximadamente”.
O livro não informa, mas o referido depoimento constituiu-se na última entrevista de Osmar Gonçalves, que faleceu pouco tempo depois, em 30 de abril de 1999, vítima de um câncer que o afligia há vários anos. A entrevista fez parte de um projeto de recuperação da memória do surf, desenvolvido pelos professores Cisco Aranã e Marcelo Arias, co-titulares então da cadeira de surf na FEFESP, a primeira no Brasil a introduzir o surf como disciplina curricular.
O depoimento, em sua íntegra, e mais o perfil de Osmar Gonçalves, podem ser lidos no site www.longboard.com.br, no artigo O surfista pioneiro, do jornalista Dejair dos Santos, assessor de Comunicação da UNISANTA e especialista em história do surf.