A reconstrução foi feita com base em fotografias digitais e imempe2pressa em 3D por pesquisadores italianos e brasileiros

A reconstrução facial de Santo Antônio, com base em pesquisas arqueológicas e antropológicas e com o auxílio de uma impressora em 3D, será o tema de palestra à comunidade acadêmica da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e demais interessados, no dia 14/5, às 19 horas, no Bloco E. A iniciativa é da Equipe Brasileira de Antropologia Forense e Odontologia Legal (Ebrafol), responsável pela reconstrução no Brasil.

O projeto foi apresentado à reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado, pelo dr. Paulo Miamoto, especialista em Odontologia Legal e coordenador da Ebrafol.

“Ficamos felizes em colaborar com esse trabalho, ajudando a divulgar um santo com profundas ligações com a história do Brasil, padroeiro da igreja de Santo Antonio do Embaré, a mais antiga do Brasil a receber o título de paróquia”, afirma a reitora.

Existe um grupo de arqueólogos na Itália, o Arc-Team,  em colaboração com o Centro de Estudos Antonianos e o  Museu de Antropologia de Pádua, onde está sepultado Santo Antônio. Essas instituições digitalizaram fotografias de um crânio e as enviaram ao Brasil. Paulo Miamoto realizou as análises antropológicas e Cícero Moraes, vice-coordenador da Ebrafol, modelou a face em 3D. O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, em Campinas-SP, reproduziu a face em impressão a cores e Cícero a entregou pessoalmente à Itália. “Eles nos revelaram que as fotos eram do crânio de Santo Antônio somente após termos realizado a modelagem básica da face, para que não fôssemos influenciados. Ficamos muito surpresos”, explicou Paulo Miamoto.

Conforme a técnica desenvolvida, depois que o crânio foi   convertido em objeto 3D foi realizada a modelagem básica dos músculos e da face. Posteriormente, após a identidade do crânio ter sido revelada, esculpiu-se o corte de cabelo conforme se usava na Ordem dos Franciscanos na época, com base em informações históricas.

Na réplica que foi presenteada à Pádua, as imperfeições geradas pela impressão em 3D a cores foram retocadas por Mari Bueno, que trabalha com arte sacra. “As cores foram realçadas, os olhos ganharam vida  e o busto foi levado para a Itália, para as comemorações do dia de Santo Antônio. O resultado foi bem aceito”.

A imagem pronta revela um Santo Antônio diferente do homem com traços finos e delicados que os fiéis costumam venerar. “É um homem com feições mais rústicas, o nariz é um pouco maior, bem afiado e arrebitado, uma característica de miscigenação. Ele nasceu em Lisboa, que na época,  tinha passado por uma ocupação árabe. É uma face mais larga. A caracterização não foi aleatória, mas baseada em artigos científicos. Capitaneou este projeto o designer 3D Cícero Moraes, vice-coordenador da Ebrafol”.

A equipe já reconstruiu também o rosto de Maria Madalena. A face de qualquer pessoa sepultada pode ser “recriado”  após análise do crânio real, explica o dr. Miamoto.

Direitos Humanos

A  Ebrafol é uma organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos, apolítica e técnico-científica, com a finalidade de aplicar a Antropologia Forense e a Odontologia Legal para a promoção de Direitos Humanos.

Fernando Gregório, arquiteto da Diocese, ressalta a importância religiosa e científica da reconstituição da face de Santo Antônio. A entronização do  busto com face reconstituída permitirá relembrar, junto à opinião pública,  as qualidades gruporeitora1_4732do Santo, seu humanismo, sua defesa dos oprimidos e mais fracos, e também sua inteligência, explica o arquiteto. “Santo Antônio foi uma das maiores inteligências do século 13”.

Frei Paulo também destaca a importância da Basílica e da parceria com a  Unisanta.

Reconstrução facial forense

A reconstrução facial forense (RFF) é um meio auxiliar à identificação humana, feita com software aberto,  informa a publicação da Ebrafol. Os caracteres faciais aproximados de um crânio desconhecido são reconstituídos com base em um perfil antropológico associado a tabelas específicas de profundidade de tecidos moles da população.

Num contexto forense, a imagem desta reconstrução facial é divulgada pela mídia na tentativa de se obter um reconhecimento junto à população, que servirá como ponto de partida para o fornecimento de informações antemortem que permitam a execução de exames de identificação humana.

A técnica pode ser aplicada para se especular a aparência facial aproximada de indivíduos que viveram em períodos históricos passados.  Os benefícios esperados são aqueles provenientes de uma ação que valorize a cultura e a história associadas aos restos ósseos, bem como o compartilhamento de técnicas e tecnologias abertas aplicadas às áreas de Odontologia Legal, Antropologia Forense, Modelagem 3D e História/Arqueologia.

busto_4724

Palestra na Igreja e Doação de Busto

O segundo evento programado pela Ebrafol para divulgar o trabalho será uma palestra na Paróquia de Santo Antônio do Embaré, direcionada ao público religioso e aos  interessados, onde o mesmo processo será explanado em linguagem leiga. A terceira iniciativa será uma solenidade na Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré, onde haverá a doação oficial do busto em gesso resinado com tinta, impresso em 3D, e a sua entronização, de acordo com o cerimonial preconizado pela igreja.

Veja exemplo de reconstrução virtual:

https://www.youtube.com/watch?v=-FJIcX9NOng

http://ebrafol.org/?p=302

1