O Teatro Experimental de Pesquisas (TEP), que em breve completará 50 anos da sua fundação, dez deles vinculados à Universidade Santa Cecília (Unisanta), participa,  de 1º a 7 de setembro, do 59º FESTA, com dois trabalhos desenvolvidos pelo grupo – O homem que suava pérolas e As quatro esposas.   O evento acontece na Praça dos Andradas, em Santos.  O FESTA será realizado de 1 a 7/9.

“O Homem que suava pérolas” será apresentado pelo grupo no dia 3 de setembro, às 20h30, na Cadeia Velha.  No mesmo local, no dia 5/9, às 18h, o TEP mostrará   o espetáculo “As Quatro Esposas”.

A partir da dramatização do roteiro para curta metragem que leva seu nome, O Homem que suava pérolas traça “vozes dos nossos poetas ‘dissonantes`, um retrato ácido e crítico de um Brasil que clama por ética e reconstrução”, explica o diretor do grupo, Gilson de Melo Barros. Entre os poetas, destacam-se as palavras de Gregório de Matos, Padre Antonio Vieira, Manuel Bandeira, Cecília Meireles e Eliza Lucinda, entre outros.

Maurício Garcia é diretor-assistente e iluminador, e o elenco está composto por Gigi Fernandes, Tales Ordakji, Mayara Peres, Fabiana Daud, Liliam Rocha e Malu Rodrigues. O espetáculo será apresentado no dia 3 de setembro, às 20h30 horas, na Cadeia Velha.

Em outra participação, o grupo estará presente com o trabalho solo realizado pelo ator Tales Ordakij, também sob a direção de Gilson de Melo Barros, “As Quatro Esposas”, também na Cadeia Velha, no dia 5, às,  18 horas.

Desenvolvido, em livre adaptação, a partir de um conto milenar chinês apresenta-se sob a forma de fábula tradicional. Aborda a passagem onde um velho homem rico observa sua vida sob o prisma dos seus quatro casamentos, cada qual representando um valor específico às etapas da vida que passa em revisão: O corpo, As Posses, O Amor, e o Eu absoluto.

Com base nesta reflexão, o espetáculo nutre-se da moral da história, elemento renitente no universo fabular abordado, visando o reconhecimento de valores essenciais à vida em sociedade.

Ambos espetáculos terão acesso gratuito e indicação etária para maiores de 14 ano. O FESTA é um dos mais tradicionais festivais de teatro do país. Além de trazer à cena montagens de grupos da região, como faz habitualmente, o evento “abraçará”  vários espetáculos convidados, distribuídos entre o Teatro Guarany, a Vila do Teatro, a Cadeia Velha e a própria praça.

Propostas do grupo – A montagem traz à cena, em forma efetiva de discussão, a convivência pacífica (nem sempre) entre as diferenças que compõem as nossas convivências. Para tanto, foram convidados a integrar o elenco atores de três gerações distintas do Teatro Santista, cujas idades variam entre 17 e 77 anos, determinando,  assim,  todo um universo de verificação ao largo dos meses que a conformaram.

Propõem os integrantes uma ação transformadora sobre seu público, de maneira a aguçar formas diversas e alternativas da percepção do objeto, aproximando-o subjetivamente à narrativa posta, de maneira a torná-lo coautor e condutor final do espetáculo.