No próximo dia 1º de outubro, o Teatro Experimental de Pesquisas da Universidade Santa Cecília (TEP-Unisanta) realiza a apresentação da performance dramática para leitura labial O Homem que Suava Pérolas, dentro da programação do 14º Curta Santos – Festival de Cinema de Santos. A performance será realizada às 17h, na Oficina Cultural Pagu, Praça dos Andradas, s/nº.

A apresentação será realizada a partir de improvisações teatrais do roteiro cinematográfico para curta metragem O Homem que suava pérolas, título que dá nome ao trabalho, de autoria de Gilson de Melo Barros. O roteiro original, escrito em 2004, dado como perdido pelo autor, e recentemente descoberto e revisado, conta a odisseia de um autor de meia idade, em crise criativa, que se lança ao mar num pequeno barco a remo em busca de inspiração, adrenalina, aventura, ou qualquer coisa que rime com sua existência aparentemente estagnada. No meio da aventura, em alto mar, é colhido por uma inesperada tempestade, naufragando afogado em pérolas suadas pelo seu próprio torpor. Fatos inesperados acontecerão redesenhando o seu destino e a próxima criação.

Com pegadas dadas em tons fantásticos – certa influência do Realismo Mágico de Garcia Marques e um toque da Fantasia Pop de Haruki Murakami – características não muito usuais no universo dos curta metragens, o roteiro se desenvolve em soluções carregadas de simbolismos, onde o herói, antropofagicamente,  acaba sendo envolvido, enquanto resolução da sua história,  pelas próprias alucinações, corporificadas no personagem da sua redenção – a  musa a quem espreita – é ela quem dorme ao seu travesseiro.

Para a realização das performances, foi seguida a ordem cronológica dada pelo roteiro cinematográfico, assim como as resenhas de câmera e andamentos nele assinaladas, incorporando elementos teatrais dados pela utilização de cenografia incidental, participação de atores e o uso renitente da sonoplastia, onde se homenageia um dos mais recorrentes colaboradores o artista santista, falecido no ano passado, Wagner Parra.

Além destes elementos de construção, o trabalho propõe uma interatividade com a plateia em vários momentos do seu desenvolvimento, sendo esta convidada a redesenhar o espaço da encenação, registrar em fotos e filmagens o seu transcorrer, e, por vezes, trocar de lugar com os atores da cena.

Toda a ação da performance será filmada e, simultaneamente, projetada nas paredes da sala onde o ato está acontecendo, ocasionando assim a concretização do roteiro abordado – o filme ensejado. Da mesma maneira, será permitido à plateia o mesmo exercício, a filmagem total da performance, de maneira que cada pessoa possa montar o seu filme particular, de acordo ao seu olhar e registro. Pede-se, portanto, que os interessados em fotografar ou filmar venham munidos dos seus equipamentos.

FICHA TÉCNICA

Roteiro Original e Roteiro adaptado – Gilson de Melo Barros.

Sonoplastia – Gilson de Melo Barros, Luis Otávio Pinheiro e Wagner Parra.

Figurino, Cenografia incidental e Elementos de cena – O Grupo.

Design gráfico – Márcia Okida

Elenco – Christian Mateus, Claudynha Torres, Gabriela Santana, Gigi Fernandes, Isabelle Aparecida, Lincoln Spada, Lindalva Parolini, Michelle Santana, Rosana de Jesus e Talles Ordakji.

Atrizes especialmente convidadas – Beatriz Rota Rossi, Bárbara Brawn e Kátia Baliano.

Produção – Teatro Experimental de Pesquisas

Apoio Institucional – Universidade Santa Cecília