Foto: Divulgação, Produção Multimídia

Em sua 13º edição, os eventos acontecerão de 08/4 a 13/4 com temas relevantes, que serão abordados por profissionais da área. A Semana é aberta ao público, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.

“Video mapping e racismo”; “Design, luta social e política”; “Cultura e diversidade”; Cinema e responsabilidade social”; “Games e cultura indígena” são alguns dos temas que serão abordados na SAMBA – 13ª edição da Semana de Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Ao longo da semana, haverá palestras de diversos convidados, entre eles, o cineasta e produtor Eduardo Ricci e a pesquisadora de História em Quadrinhos e Cultura Pop, Daniela Marino. Os eventos, abertos ao público, acontecerão no Anfiteatro do Bloco D, 4º andar – Rua Oswaldo Cruz, 277, Boqueirão. Para entrar em cada palestra, interessados devem entregar, na hora, um quilo de alimento não perecível em prol do Programa Dividindo para Somar.

A identidade da Semana Samba de 2019, cujo site foi desenvolvido pelos próprios alunos do curso (confira aqui), reflete e homenageia a maior e a mais importante escola de arquitetura, design e artes de todo o mundo, que completa 100 anos neste ano, a Bauhaus (casa da construção).

Bauhaus influencia até hoje profissionais e estudantes da área de Arquitetura e Produção Multimídia. Criada pelo arquiteto Walter Gropius, na Alemanha, após a Primeira Guerra Mundial, em uma época de crise econômica mundial, foi uma instituição de ensino pioneira que unia a técnica de indústria e arte, culminando no design industrial, como é conhecido nos dias de hoje.

A escola tinha como objetivo aplicar em suas criações uma funcionalidade que atendesse às necessidades da sociedade em seu cotidiano. E por esse motivo, ficou conhecida por suas inovações, lutas e práticas pedagógicas que influenciaram, e ainda influenciam, outras escolas pelo mundo. Bauhaus foi fechada em 1933, devido a perseguição nazista, por sua linha de pensamento, que utilizava a vontade de criar e fazer diferente, resistindo e persistindo mesmo perante os problemas políticos da época.

Veja a programação da Semana Samba de Produção Multimídia.

– Segunda-feira (8/4), 19h: “Video mapping e racismo”. Convidado: Eduardo Ricci

– Terça-feira (9/4), 19h: “Design, Luta Social e política”. Convidados: Camila Roccun, Paula Viel e Rafaela Palma. (Design Ativista)

– Quarta-feira (10/4), 19h: “Cultura e Diversidade”. Convidado: Betinho Neto

– Quinta-feira (11/4), 19h: “Games e a Cultura Indígena”. Convidados: Guilherme Meneses e Carlos H. Nascimento.

– Sexta-feira (12/4), 19h: “Cultura Pop, Feminismo e Violência”. Convidada: Daniela Marino

– Sábado (13/4), 10h: “Cinema e Responsabilidade Social”. Convidado: Delson Matos