Segundo o jornal A Tribuna, TEP Unisanta será um dos destaques da 23ª edição do FESCETE, que acontece neste mês

112

A matéria foi publicada na edição desta terça-feira (11/6), no Caderno Galeria do jornal.

De 13 a 28 de junho, acontecerá a 23ª edição do Festival de Cenas Teatrais (FESCETE) em Santos, o mais tradicional evento da área no País. Neste ano, o público assistirá a 80 apresentações, com mais de 70 cenas de 60 companhias brasileiras. O Teatro Experimental de Pesquisas (TEP) da Universidade Santa Cecília (Unisanta) será uma delas.

O jornal A Tribuna desta quinta-feira, 11 de junho, divulgou alguns dos momentos que serão assistidos pelo público durante o festival. Segundo a matéria do Caderno Galeria – página D-1, os 50 anos do TEP, comemorados neste ano, será um dos destaques do evento.

50 anos do TEP – Na 23ª edição do FESCETE, o grupo apresentará a exposição TEP 50 ANOS e o  curta-metragem CINQUENTA, ambos no Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS).

A exposição é composta por 30 fotografias que documentam simbolicamente sua trajetória,  e 28 figurinos criados paras algumas  das suas emblemáticas montagens. A mostra tem curadoria de Gilson de Melo Barros, diretor do grupo e Lindalva Parolini, que assina também alguns dos figurinos expostos.

As fotografias expostas, acervo do grupo, são registros realizados a partir dos espetáculos montados pelo grupo durante a sua trajetória, acompanhada pelas lentes de vários fotógrafos santistas que se dedicam à arte de registrar a cena teatral da nossa região: Antonio Abreu, Biga Appes, Delba Baraldi, Denise Braga, LF Mutti, Rafael Branco, Simone Soffredini e Tito Wagner.

A abertura da exposição TEP 50 ANOS será dia 14/6, às 19 horas, podendo ser visitada até o dia 27 do mesmo mês, das 10 às 20h. Entrada franca.

CINQUENTA – Recém finalizado, o curta-metragem CINQUENTA será apresentado no dia 14/6, apenas na abertura da exposição. Com 22 minutos, o documentário aborda a história do grupo através de farto material documental. O vídeo desenvolve-se entre recortes de espetáculos montados, fotografias de cena, fragmentos de material audiovisual, matérias jornalísticas e alguns depoimentos, entre eles,  o do saudoso jornalista e diretor teatral, Roberto Peres,  e do ex-secretário de Cultura e Santos e ex integrante do movimento teatral santista, Carlos Pinto.

Gilson de Melo Barros assina a direção do curta e Tales Ordakji responde pela edição. O trabalho conta ainda com as valiosas participações de Claudia Gomes e L.F. Mutti, na sua finalização e acabamentos.

Mais informações sobre as celebrações dos 50 anos do Teatro Experimental de Pesquisas podem ser encontradas aqui.