O ensino de cinema e audiovisual no Brasil é o tema do 7º Encontro de Cinema da UNISANTA, que o Cineclube Lanterna Mágica da Universidade Santa Cecília realiza de 16 a 19 de novembro. Haverá a exibição de longas e curtas-metragens, debates, oficinas sobre cinema na escola, além da distribuição de brindes. A entrada é franca. O evento acontece na Sala Maurice Legeard de Cinema, Rua Cesário Mota, 8, bloco E, 5º andar.

A solenidade de abertura contou com a entrega do Prêmio Lanterna Mágica de Cinema à reitora da UNISANTA, profa. dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado. Houve ainda a apresentação de uma performance pelo grupo DNArte, a exibição do curta Nozes , produzido no Rio de Janeiro pelo jornalista Guilherme Whitaker, e do filme O bandido da Luz Vermelha , do cineasta brasileiro Rogério Sganzerla, que recebeu homenagem póstuma.

Também prestigiaram a abertura do encontro a diretora-presidente do Instituto Superior de Educação Santa Cecília, profa. dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani, e o cartunista Argemiro Antunes, o Miro, homenageados em edições anteriores.

De acordo com o coordenador do Cineclube Lanterna Mágica, o jornalista Eduardo Ricci, o Encontro tem como objetivos a promoção do cinema como cultura, a reunião de universitários e interessados em fazer curtas-metragens e o incentivo do ensino da estética e da linguagem do audiovisual na sala de aula.

Debates – Professores universitários e profissionais de cinema são os convidados que debaterão o tema do encontro. No dia 17, às 19 horas, o bate-papo será sobre A Política de Incentivo ao Ensino e Audiovisual na Baixada Santista, a cargo do jornalista e professor de telejornalismo da UNISANTA, Christian Godoi; do professor de cinema da UNISANTA, prof. Fábio Capellini e da professora de RTVC – Unimonte, Raquel Pellegrini.

O Ensino de Cinema e Audiovisual no Brasil será o tema debatido no dia 19, às 19 horas, pelos roteiristas do programa Cidade dos Homens, da Rede Globo, Newton Cannito e Leandro Saraiva. Os roteiristas vão apresentar seu livro “Manual do Roteiro”, explicar conceitos e desmistificar “fórmulas mágicas” de fazer cinema. Falarão ainda sobre suas experiências na Associação Cultural Educação e Cinema (Educine) e autografarão o livro que estará à venda.

Mostra de Curtas – Serão exibidos curtas universitários feitos com baixo orçamento e que participaram de festivais brasileiros. A Mostra Nacional de Curtas acontece nos dias 17, 18 e 19, às 10 horas, na Sala Maurice Legeard de Cinema. No dia 18, às 19 horas será realizada a Sessão Curta o Curta , uma seleção de curtas-metragens do site www.curtaocurta.com.br .

Oficinas – Ler e Desconstruir Imagens é o tema da oficina ministrada pelo jornalista Eduardo Ricci, no dia 18 às 14 horas. Os participantes produzirão um curta de um minuto em plano seqüência e analisarão outros filmes. O objetivo é mostrar as possibilidades de aprendizagens criadas a partir da produção de obras audiovisuais na sala de aula.

A designer gráfico Márcia Okida abordará o tema O Design e a Forma no Cinema , no dia 19, às 14 horas. Como complemento serão utilizados trechos de filmes, cartazes, fotografias e composições gráficas. O intuito é mostrar como a forma e a busca da harmonia estética são utilizadas no desing e no cinema. Os participantes conhecerão os princípios da construção gráfica e estética utilizadas nas imagens.

Cine Homenagem – Rogério Sganzerla é o cineasta brasileiro homenageado no 7º Encontro de Cinema da UNISANTA. Ficou conhecido por fazer parte do Cinema Marginal brasileiro, formado na boca do lixo paulistana. Seus parâmetros estéticos se baseavam na produção simples, de baixo custo. O Cinema Marginal trocou a subversão – característica do Cinema Novo – pela transgressão. Seus filmes expressam a busca de uma saída niilista para a estética, o cinema e a vida. Seu último filme, O Signo do Caos (2003), recebeu o prêmio de melhor direção no 36º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Faleceu em 9 de janeiro deste ano.

Serão apresentados os filmes: O Bandido da Luz Vermelha (Brasil – 1968), dia 16, às 19 horas; O Abismo (Brasil – 1970), dia 17, às 16 horas; Nem Tudo é Verdade (Brasil – 1985), dia 18, às 16 horas e Tudo é Brasil (Brasil – 1997), dia 19, às 16 horas.

A realização do evento é do Cineclube Lanterna Mágica, com apoio cultural da Vídeo Paradiso e Realejo Livros. Informações 3202-7100 – ramal 147. Toda a programação acontece na Sala Maurice Legeard de Cinema.