Outra professora da Universidade foi selecionada para expor na Itália, em abril

A professora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Beatriz Rota-Rossi, é a única representante do Brasil na Bienal do Jeju Wind Festival, na Ilha de Jeju, na Coréia, mostra que termina dia 20. O Festival reúne 60 obras de artistas plásticos de diversos países, impressas em bandeiras, de 1,20 metros por 2,40 metros, e que estarão expostas até dia 20/2 no Nap-eup Wind Park .
O trabalho da professora foi selecionado por curadores de vários países. “Foi escolhido um representante de cada país da América Latina, sendo que o Chile foi o único com dois representantes”, disse Beatriz. Ela leciona as disciplinas Cultura Brasileira, História da Arte no Brasil, Estética e Cultura de Massa e Estética, História da Arte e Técnica na Faculdade de Artes e Comunicação.

Coube a Esperanza Martinez, de Viena, Áustria, selecionar as obras de artistas americanos. A exposição das bandeiras tem como objetivo mostrar a arte ligada à vida e suas manifestações. A Ilha de Jeju, onde ocorre o festival, é conhecida por suas belezas naturais, florestas, cachoeiras e brisa característica, daí a idéia de expor arte em bandeiras.

Segundo o curador e diretor do Festival, Kim Hae-Gon, a exposição de bandeiras tem um grande potencial. “Espero que seja uma nova forma de arte que tenha espaço garantido nesta e em outras bienais e que, além de se constituir em atrativo turístico, possa desenvolver outras modalidades artísticas e possibilitar o fortalecimento de um espírito de união dos povos”.

O festival de arte nasceu durante os Jogos Olímpicos de Seul e foi reeditado na Copa do Mundo de Futebol, em 2002. A mostra deste ano começou dia 20/12.

Na Itália- A professora Márcia Campos dos Santos, também da UNISANTA, recebeu convite para participar da 4ª Exibição Internacional de Gravuras de Cremona, Itália, em abril. Márcia foi selecionada com mais 124 artistas de 150 países, pela qualidade e originalidade em trabalhos gráficos expostos em mostras internacionais. Ela participa com duas obras na técnica de metal e gravura.

Os trabalhos selecionados serão reproduzidos em catálogos bilíngüe inglês-italiano, que serão enviados a museus, críticos de arte especialistas da área, além de serem divulgados na web.

O evento é organizado pela ADAFA – Amici Dellárte- Famiglia Artística, em colaboração com o Conselho da Província de Cremona. Márcia Santos é professora titular de gravura do curso de Educação Artística da UNISANTA.