Palestras pela manhã e Workshops no período da tarde encerram o evento

“Tecnologia na Educação” e “Iniciação às Práticas Científicas” foram alguns dos temas discutidos no último dia do XX Encontro Anual do Proler/BS, nesta quinta-feira, 27/10. A programação do evento nesta quinta (27) envolveu palestras pela manhã, às 9h e 10h e workshops sobre diversos temas no período da tarde, a partir das 14h, em apresentações ministradas por profissionais.

Os temas das palestras foram “Entendendo a leitura como ferramenta de ampliação de consciência e Evolução Espiritual”, ministrada pelo Coordenador de Marketing do Sistema Santa Cecília de Comunicação e professor da Graduação e Pós Graduação da Unisanta Ari Brito e “Iniciação às Práticas Científicas”, por Mariza Lima Gonçalves, formada em Administração de Empresas, Letras e Pedagogia.

Entre os temas abordados nos workshops, estavam:

01 – Tema: “Ler é ver o mundo com novos olhares. Qual o seu?”, com Sueli Aparecida Lopes, formada em Biblioteconomia pela Faculdade Tersa D’Ávila, em Santo André. Atualmente atua na Biblioteca Mário Faria e dá suporte técnico às bibliotecas da Secretaria de Cultura.

02 – Tema: “Técnica do Mapa Falante como recurso pedagógico”, com a Profª. Drª. Ana Lúcia de Mello, doutora em Ciência pela Faculdade de Medicina da USP. Coordenadora da área de Ciências Naturais e Educação Ambiental junto ao Centro de Apoio Pedagógico e Formação Continuada, da Seduc Cubatão.

03 – Tema: “Tecnologia na Educação”, com o Prof. Ronaldo Fernandes do Vale Jr, formado em Biologia e Pedagogia. Coordenador do Colégio Sana Cecília – Ensino Fundamental II e Médio.

04 – Tema: “Jogos e Histórias- uma brincadeira só”, com Helen Pereira Quintela, educadora, psicopedagogia, formação em PEI-1, brinquedista, ministrante de oficinas de alfabetização e contação de histórias do Proler e voluntária do Viva e Deixe Viver.

05 – Tema: “A leitura como instrumento de participação no mundo e sua apropriação pela pessoa falante de Libras”, com Francivaldo Lourenço da Silva, Professor de Língua Portuguesa da Seduc Praia Grande. Desde 2011, atua na Sala de Recursos de Língua Portuguesa para alunos com deficiência auditiva do município.

06 – Tema: “A Crônica – Um relato crítico do cotidiano”, com Maurílio Tadeu de Campos, professor, poeta e escritor. Membro da Academia Santista de Letras, Diretor de Relações Públicas da Sociedade Ars Viva e Presidente da Contemporânea-Projetos Culturais.

07 – Tema: “A Dança Circular no Mundo; meu, seu ou nosso?”, com Fátima D’Abreu, professora formada em Dança pela Unimes e coordenadora do Curso de Extensão “A Dança Circular como Caminho de Integração e Sociabilização” – UNISANTA.

Apoio: Avalia Educacional, Café Brasileiro, Editora Paulus, Roseli Eventos, Multimagem.

Parcerias: Diretoria Regional de Ensino de Santos, Diretoria Regional de Ensino de São Vicente, Secretaria de Cultura de Santos, Secretaria de Cultura de Guarujá, Secretaria de Cultura de Praia Grande, Secretaria de Educação de Santos, Secretaria de Educação de São Vicente, Secretaria de Educação de Cubatão, Secretaria de Educação de Praia Grande, Secretaria de Educação de Guarujá, Secretaria de Ensino de Mongaguá, Secretaria de Educação de Itanhaém, Secretaria de Educação de Peruíbe, Secretaria de Educação de Bertioga.

PROLER/BS-UNISANTA
e-mail: proler@unisanta.br
site:prolerbsunisanta@hotmail.com
facebook: Proler Unisanta