Professor de Publicidade da UNISANTA expõe trabalho premiado (3º lugar) no Salão Carioca de Humor, até 11 de abril

Ziraldo já homenageou Oswaldo da Silva Costa, o DaCosta, com duas páginas no Pasquim21, qualificando-o como um dos mais importantes desenhistas de humor do País, com a mesma qualidade dos melhores do mundo. Nem elogios como esse, publicado em agosto de 2002 nem os prêmios recebidos (o último foi no Salão Carioca de Humor) mudam o jeito modesto e tranqüilo de DaCosta.
Ele é professor de Computação Gráfica e de Produção Digital de Publicidade e Propaganda da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e free-lancer de diversas revistas e jornais brasileiros.
Dia 1º de março, ele recebeu um troféu pelo terceiro lugar no Salão Carioca de Humor, entre 3.220 inscritos. Seu desenho: um homem cortando uma árvore com uma motosserra. Enquanto a árvore está tombando de um lado, o homem também se curva do outro lado, em direção ao solo. Suas pernas estão cortadas. Esse e mais 60 trabalhos selecionados estarão expostos no Salão Carioca até 11 de abril, na Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro.

Internacional

A preocupação com o meio ambiente é uma das características do desenhista, considerado um dos mais importantes do mundo. No Festival de Humor Gráfico das Cataratas, realizado em Foz do Iguaçu, no final de novembro, DaCosta ficou em sexto lugar, entre 3 mil trabalhos enviados e 300 selecionados, de diversos países do mundo.
Seu cartum mostra caixas de vidros em um tipo de museu, contendo água dos principais rios brasileiros. No local, a água é inspiração, atração e motivo de veneração. Há turistas tirando fotos, uma jovem deitada em uma esteira, de biquíni, e um pintor esboçando um quadro diante do recipiente com o líquido.
O agredido se volta contra o agressor, e este só tem a perder. “Os recursos naturais e a beleza do País estão sendo destruídas”, lamenta o desenhista e professor.

“O último desenhista” – Para Ziraldo, DaCosta é o último desenhista de humor no País, trabalhando na imprensa. Desenho de humor é um trabalho atemporal, com traços bem elaborados, feito com arte, “digno de ir para um quadro”, na expressão de Ziraldo.
A charge é datada, sobre coisas do dia-a-dia. Geralmente é um desenho tosco, caricatural. O cartum é mais elaborado do que a charge. DaCosta afirma que não faz nem cartum nem charge, mas desenho de humor.
Depois de dez anos trabalhando na grande imprensa (Folha, Diário de S. Paulo, Diário do Grande ABC), no ambiente tenso das redações, ele decidiu ficar em casa, para ter tempo de criar melhor. Manda seus desenhos para órgãos de imprensa e salões.
Um dos seus últimos trabalhos publicados foi na Revista Exame, em 18 de setembro de 2002. É dele a capa para a matéria Metas, Você consegue cumprir? e de mais cinco desenhos nas páginas internas, sobre o mesmo assunto.
Apesar do enxugamento das redações e das dificuldades do mercado, DaCosta aconselha as pessoas de talento a nunca desistir, a estudar, trabalhar e ler muito. Ele se formou em Educação Artística na Escola Paulista de Artes Plásticas.