ARQUITETURA E URBANISMO | NOTA MÁXIMA (5) DO MEC, NO RECONHECIMENTO DO CURSO |3 ESTRELAS NO GUIA DO ESTUDANTE| PROJETOS DE INTERESSE SOCIAL

OUTROS MOTIVOS PARA ESTUDAR ARQUITETURA E URBANISMO NA UNISANTA:

-Laboratório de Convergências colocou Santos com o que há de mais avançado na área: um Sistema Automatizado de Trajetória Solar;

– Oportunidades de aprender na prática, como os projetos de caráter social para creches, escolas e instituições filantrópicas, hospitais, clínicas etc., orientados pelo corpo docente altamente qualificado do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo;

-Participação interdisciplinar no Núcleo de Tecnologia Assistiva (NTA), voltado para promoção da autonomia, independência, melhoria da qualidade de vida e inclusão social do indivíduo com dificuldade ou incapacidade funcional;

Aprendendo na prática –  Em 2018, alunos  apresentaram um projeto para a prefeitura de Gonçalves, em Minas Gerais, orientados por professores. Eles fizeram levantamentos fotográficos, reuniões com técnicos da prefeitura local, conheceram os principais espaços urbanos e a vegetação da Serra da Mantiqueira. Depois desenvolveram um projeto paisagístico, em salas de aula e laboratórios de Maquetes e de Conforto Ambiental do Curso, para apresentação posterior ao prefeito local.

Projetos em residências de famílias de baixa renda também inserem o aluno na realidade social.

Funções – O arquiteto é o profissional que alia a sensibilidade ao conhecimento artístico visando entender a natureza e os ambientes, para projetar habitações e edificações de todo tipo, que proporcionem conforto , funcionalidade e sustentabilidade.

O urbanista, com formação integrada à arquitetura, expande esses conceitos para o meio ambiente das cidades e regiões, pensando de forma articuladas as políticas urbanas, desde da mobilidade regional, do planejamento territorial, das políticas setoriais de habitação, saneamento, entre outras, planejando e projetando o espaço urbano.

Ele  planeja e desenha o traçado das vias e funcionalidades dos equipamentos. Orienta o crescimento de cidade e regiões, sugere leis e soluções urbanísticas. Sua forma de expressão é através de plantas e desenhos, seja em um simples croqui até uma sofisticada representação gráfica dos espaços com o uso de tecnologias georeferenciadas, proporcionando aproveitamento harmonioso entre a escala urbana e do edifício.

Atividades externas – O aluno utiliza a computação gráfica de forma intensa, como meio de produzir e apresentar suas criações. Para o desenvolvimento de suas habilidades e competências, o acadêmico realiza inúmeros projetos e atividades práticas e sistemáticas em escritórios, lojas, obras, empresas etc., sempre com o acompanhamento de professores, que também promovem e organizam visitas a exposições e mostras de arquitetura, urbanismo, arquitetura de interiores e de artes, como a Mostra Santos Arquidecor, eventos em que universitários, empresários e comunidade apresentam projetos.

O arquiteto deve conhecer a legislação e normas técnicas para que a construção atenda às exigências legais. Aprende também a estimar os custos e a controlar a execução do trabalho planejado.

A Faculdade mantém parcerias com a Fundação Arquivo e Memória de Santos, a Diretoria da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto de Santos , Secretaria de Governo do Município de Santos e a Marinha do Brasil

Laboratórios e pesquisas – O Curso dispõe de Laboratório de Conforto Ambiental, em parceria com a Philips do Brasil. Nele, são desenvolvidas pesquisas de iluminação natural e artificial, acústica, conforto térmico e ventilação. Os alunos dispõem também de laboratórios de maquetes, ateliê, construção, informática aplicada à arquitetura, entre outros.

Prêmios – Os acadêmicos já receberam prêmios em concursos nacionais, como o Geniuz, e foram selecionados para a Bienal Internacional de Urbanismo de Buenos Aires, a Bienal Internacional de Arquitetura e Design de São Paulo e o Congresso Brasileiro de Arquitetos, entre outros.

CAMPO DE ATUAÇÃO

Além do Projeto de Edificações sustentáveis e de variadas tipologias, o arquiteto pode atuar em Urbanismo, Planejamento, Paisagismo, Arquitetura de Interiores, Comunicação Visual, Sinalização, Desenho Industrial e Design , especificando  materiais em diversas áreas como ,  iluminação, conforto térmico , acústica, ergonomia, atuando também como integrador em projetos de automação.

Área: ENGENHARIA E TECNOLOGIA

Duração: 5 anos (10 semestres)

Período: (*) Diurno /Noturno

*Obs.: A partir do 3º semestre do curso, o aluno do período diurno poderá ser transferido para o período noturno. A permanência no período da manhã dependerá da quantidade mínima de alunos a ser determinada pela Universidade.