Com o tema ‘Mulheres em Cena: da luta de Pagu aos dias de hoje’, o evento comemora sua 60ª edição, de 25 de agosto a 2 de setembro. A mostra tem o apoio cultural da Unisanta

Tendo como uma de suas marcas a diversidade cultural, o Festival Santista de Teatro Amador (FESTA) está celebrando seus sessenta anos em 2018, com programação de 25 de agosto a 2 de setembro, nas ruas do Centro Histórico e da Orla, com o tema “Mulheres em Cena: da luta de Pagu aos dias de hoje”.

A professora e coordenadora do curso de Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Márcia Okida, recebeu o convite para ser a curadora e organizadora da mostra “Mulheres² — Impressões de corpo e alma”. Serão expostos apenas pôsteres de designers femininos.  “Eles me deixaram livre para criar toda a proposta, desde que fosse apenas com mulheres”, declarou Márcia.

Ao todo, serão trinta artistas mulheres e cada uma produzirá uma obra frente e verso. A ideia, segundo a professora, é que em um lado do pôster, a designer retrate a si mesma e, do outro lado, uma mulher que a inspire e influencie, com a intenção de transmitir um conceito de desdobramento. “A ideia é que de 30 somos 60, juntas somos mais fortes e a arte é o veículo perfeito para traduzir isso”, complementa.

Homenagens

Entre as mulheres homenageadas estão a arquiteta Lina Bo Bardi; atrizes como Fernanda Montenegro e Natalie Portman; cantoras como Elza Soares e Inezita Barroso; escritoras como Anaïs Nin e Clarice Lipector; a estilista Coco Chanel; a líder quilombola, Aqualtune dos Palmares; e líderes ativistas como Maria da Penha e Malala Yoiusafzai — e vários outros nomes importantes da cultura e de outras áreas do conhecimento. A mostra estará na Cadeia Velha de Santos de 25 de agosto a 2 de setembro.

A Exposição Mulheres2— Impressões de corpo e alma tem o apoio cultural de: Universidade Santa Cecília (Unisanta), Casa Fórum (Revista Fórum), Marca Pessoal, Dolomita Spa e Coreógrafa Paula Bono.

O Festival – Criado em 1958, o Festival Santista de Teatro (FESTA) é o mais antigo evento do país na área. Aborda a diversidade cênica ao realizar espetáculos de variados gêneros e formatos para o público adulto e infanto-juvenil, utilizando o circo- teatro, teatro musical e teatro, em espaços convencionais, alternativos e de rua.

O Festival é uma realização do Movimento Teatral da Baixada Santista, Sesc-Santos. Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura.